
Na sexta-feira à noite, com a presença da presidente da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, Silvia Bartolini; do Diretor do Instituto Italiano de Cultura, Dr. Attilio De Gasperis; do Presidente do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, Dr. Marzio Arcari e Conselheiros; do Presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo, Dr. Edoardo Pollastri; dos Consultores da Região, para o Brasil, Dr. Amauri Arfelli e para São Paulo, Marco Dominici; além de membros das delegações da Accademia Italiana della Cucina de São Paulo; e da Associazione dei Piemontesi nel Mondo que, juntamente conosco, inaugurava sua sede no mesmo local.
O evento foi niciado com a apresentação da tradução, em língua Portuguesa, do famoso livro de cozinha de Pellegrino Artusi, “La Scienza in Cucina e l´Arte di mangiar bene” que, na Itália, superou um milhão de cópias, tendo suas primeiras edições lançadas no final do século XIX. Seguiu-se o descerramento da placa inauguratória da sede das duas associações, com posterior coquetel.

Os presentes que desejaram, puderam ir ao restaurante do Circolo Italiano brindar os acontecimentos num saboroso jantar.

No sábado à tarde, dando continuidade à "Jornada da Emilia-Romagna no Brasil", Silvia Bartolini, Lidia Tarozzi Dominici, associados, simpatizantes, especialistas e curiosos puderam participar da abertura da exposição “Architetti e ingegneri dell'Emilia-Romagna nel mondo” que está na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Parque do Ibirapuera até 6/12. A mostra traz vários painéis de emilianos-romagnolos que se destacaram e fizeram história pelo mundo na construção de obras e edifícios, num período de quase 400 anos. Um dos quadros
expostos mais recentes é a do Edifício da Petrobrás (foto acima), localizado no Rio de Janeiro, desenhado pelo arquiteto paulistano de origem emiliano-romagnola, Roberto Gandolfi.
expostos mais recentes é a do Edifício da Petrobrás (foto acima), localizado no Rio de Janeiro, desenhado pelo arquiteto paulistano de origem emiliano-romagnola, Roberto Gandolfi.
Clicando aqui você poderá saber mais da mostra que antes estave exposta na Fondazione Carisbo, em Bologna.
Na mesma noite tivemos o agradabilíssimo espetáculo “Opera da Due Soldi”, apresentado no teatro do Clube Harmonia de Tênis, pelo grupo Amarcord.
Para ouvir e saber mais detalhes sobre como foi a Jornada da Emilia-Romagna no Brasil clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário