Nomes importantes do cinema italiano desembarcam no Brasil para apresentação de suas obras, como Bruno Bozzetto, um dos grandes nomes do cartunismo mundial, foi o primeiro a realizar um longa em animação, “West and Soda” e produzir o consagrado “Allegro non Troppo”, 1976, uma resposta humorística italiana à animação “Fantasia” de Walt Disney. Com essa obra, o artística se torna ícone, pois além de animar peças musicais, acrescenta uma mordaz crítica social em cada quadro e alia o desenho animado à música clássica. Seu trabalho no filme “Gafanhotos” rendeu uma indicação ao Oscar, em 1991. Um ano antes, em 1990, foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Sempre sensível a evolução estética da animação, do academicismo de Walt Disney, ao experimentalismo inovador de Norman McLarem, passando pela revolução visual proposta pela UPA, e aos avanços técnicos que modernizaram o processo de produção, principalmente com a utilização de computadores e softwares específicos para animação, criou filmes utilizando estas novas ferramentas como: “Europa e Itália”, “Yes / No” entre outros se mantendo fiel ao seu estilo narrativo claro, simples e contundente.
Outra presença confirmada é do diretor, do inesquecível "Cinema Paradiso", Giuseppe Tornatore, que hoje volta a ser indicado ao oscar com a obra "Baarìa". A produção mais recente de Tornatore, o longa "Baarìa - La Porta del Vento", é o candidato italiano a concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Com um orçamento de 25 milhões de euros, “Baarìa” é considerado uma das obras mais caras do cinema da Itália e foi o primeiro filme italiano a abrir o Festival de Cinema Internacional de Veneza nas últimas duas décadas. Com Monica Bellucci, Raoul Bova entre outros grandes nomes no elenco, abra a Semana de Cinema Italiano com destaques para a 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano e a Mostra do Festival de Veneza. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro pela sua inesquecível obra-prima, Nuovo Cinema Paradiso (1988), Giuseppe Tornatore é um dos mais renomados cineastas italianos. Sua filmografia será exibida durante o festival, no HSBC Belas Artes, em uma retrospectiva emocionante da carreira do diretor que, durante sua estadia no Brasil, participará de workshops e seminários de formação para alunos e convidados da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Maria Grazia Cucinotta, uma das maiores atrizes da Itália, também é presença confirmada na delegação italiana da 5º Semana Pirelli de Cinema Italiano. Famosa em seu país por filmes para televisão e produções cinematográficas, a atriz ficou conhecida internacionalmente pelo filmes “O Carteiro e o Poeta” (1994) e “007 – O Mundo Não É o Bastante” (1999). A atriz é uma das convidadas ilustres para divulgação do filme “Viola di Mare” (Viola do Mar), de Donatella Maiorca, em cartaz nas salas Cinemark do Shopping Iguatemi e do Shopping Paulista. Ao longo de sua carreira, Cucinotta esteve em mais de 50 produções entre filmes, novelas e minisséries, com destaque para sua participação na série americana “The Sopranos” (1999). Também produziu alguns filmes, como Crianças Invisíveis (2005) e Viola di Mare (2009), filme inédito no Brasil que será exibido no dia 29 de novembro, no Cinemark Iguatemi, com a presença de Cucinotta.
Para saber sobre a 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano e a programação completa dos filmes entre no site http://www.cinemaitaliano.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário