Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



quarta-feira, 2 de setembro de 2009

L'Aceto Balsamico Tradizionale di Modena

O Aceto Balsamico Tradizionale di Modena possui suas características particulares devido a fatores climáticos do território e à sua técnica de produção artesanal: cultural e histórica. Originado no Ducato Estense, que abrangia as atuais Províncias de Modena e Reggio Emilia, remontando aos tempos dos antigos romanos que já preservavam essa tradição de fazer vinagre.

Os primeiros documentos em que são encontradas referências precisas e detalhadas a respeito do aceto balsâmico datam de 1598. O termo Balsâmico é relativamente jovem, utilizado pela primeira vez nos registros dos inventários Ducais da Reggia Estense, de Modena, em 1747, tendo em vista o uso terapêutico que então dele se fazia. Durante as invasões napoleônicas os "acetaie" foram desmantelados, com os barris sendo vendidos para as famílias mais ricas da cidade de Modena. A reconstrução dos mesmos se deu somente depois de 1815.

Com o nascimento do Estado Italiano (1860) e a formação dos mercados, pouco a pouco, o produto foi despertando cada vez mais interesse, sendo desenvolvidas notáveis pesquisas históricas e bibliográficas a seu respeito o que o fez se sobressair do tímido anonimato e do ritual vinagreiro, passando a despertar inevitavelmente tanto sucesso.

A produção segue procedências simples e bem precisas que devem ser executadas com exatidão, na devida sequência, escolhendo-se tempos e lugares que são os mais adequados. Porém existem dois importantes segredos relacionados à habilidade do homem e que são transmitidas, na maioria das vezes oralmente, de geração em geração.

As fases fundamentais são: A colheita da uva; o esmagamento e o cozimento do sumo da uva obtido antes do processo de fermentação (mosto); e, finalmente, o envelhecimento. As uvas utilizadas são obtidas nos vinhedos tradicionalmente cultivados na província de Modena e em particular o Lambrusco e o Trebbiano. O cozimento do mosto deve ser feito quase contemporaneamente ao esmagamento, sendo cozido por diversas horas até chegar à concentração de cerca 50%. O envelhecimento começa em uma série de barris (batterie) confeccionados com madeiras diversas e de volume decrescente, colocados nos sótãos das casas. Só depois de um adequado período de envelhecimento o produto alcança o surpreendente equilíbrio de aromas e sabores.

Maiores informações podem ser encontradas em: http://www.balsamico.it/

Um comentário:

  1. Segnalo questo nuovo sito:
    ViaAcetoBalsamicoDiModena.it - Aceto Balsamico di Modena e Condimenti Aromatizzati
    Il sito premette l'acquisto online di Aceto Balsamico di Modena (Gocce di Modena e Acetaia Casarini) e condimenti aromatizzati.
    Provate i condimenti aromatizzati all'aceto balsamico e: peperoncino, aglio e rosmarino, agrumi di sicilia e al tartufo.

    ResponderExcluir