Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mostra fotografica dell'associato del Circolo Emilia-Romagna, Danilo Pericoli


Danilo Pericoli, fotógrafo paulistano, realiza sua primeira exposição, com o título “Le Impressioni di un Straniero in Italia” no Memorial Attílio Fontana, na cidade catarinense de Concórdia, de 26 setembro a 10 de outubro.
O ensaio è uma coletânea de 32 imagens que registra as próprias impressões do autor sobre a terra de seus antepassados, a Itália.
Descendente de italianos originários das regiões do Vêneto e da Emilia-Romanha, no norte do País, no final de 2005, Danilo viajou para a cidade de Bolonha por dois meses para um curso de jornalismo. Na ocasião, visitou mais de dez cidades do norte e centro do País, entre elas: Roma, Bolonha, Florença, Assis, Veneza, e também por pequenos vilarejos que ainda conservam suas características históricas como San Gimignano, Lucca e San Marino.
Como parte do curso, iniciou um estágio como redator em um site dedicado aos jovens da região da Emilia-Romanha, localizado na cidade de Modena, chamado “Stradanove”.
Assim, da necessidade de escrever artigos jornalísticos para o informativo eletrônico, aliada à forte impressão causada pela particular cidadezinha, com suas ruas tranqüilas, seu ar interiorano ditado pelo ritmo de suas bicicletas e suas cores vibrantes, surgiu o desejo de encontrar uma linguagem que fizesse uso de sua ferramenta mais familiar: uma simples câmera fotográfica amadora que, unida a um texto mínimo, usado apenas como suporte para a narrativa que se desenvolvia ao longo das 30 fotografias de várias partes do País, surgiu o ensaio “Le Impressioni di un Straniero in Italia”.
Mais tarde, o ensaio foi publicado também no site “Reporter”, de Bolonha, do qual é redator desde 2005.
Em 2009, convidado pela Associação Veneta de Concórdia para expor no Memorial Attilio Fontana, fez uma releitura do ensaio substituindo algumas imagens originais por fotos de sua mais recente viagem à Itália, em dezembro de 2008, por ocasião da “1º Primeira Conferência dos Jovens Italianos de Todo o Mundo”, em Roma, quando aproveitou para explorar mais o País e recolher novas impressões; sobre novos lugares; novos olhares sobre cidades já conhecidas, como Turim, local de residência de parte de sua família, e do parque nacional “Delle Cinque Terre”, na região da Ligúria, caracterizada por sua incrível geografia; com antigos vilarejos construídos à beira de penhascos, interligados por infindáveis trilhas que serpenteiam o mar.
Mais do que uma simples viagem pela Itália, o ensaio indica uma jornada em que o fotógrafo, inquieto, caminha por antigos caminhos que o colocam diante de si mesmo e de sua infinita busca: por suas raízes; sua identidade; sua própria essência.
Mostra Fotográfica: “Le Impressioni di un Straniero in Italia”
De 26 de setembro a 10 de outubro
Memorial Attilio Fontana
Rua Anselmo Fontana, 675 – Concórdia – SC
Visitação: Terça a sábado, das 15 às 20 h
Entrada Franca
Para mais informações, visite:
http://www.memorialattiliofotana.com.br/
Para conhecer o trabalho de Danilo Pericoli, acesse:
http://www.olharsobreaessencia.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Parabens pela mostra Danilo. Infelizmente não poderei estar presente mas desejo um grande sucesso, que certamente, pelas suas fotos que conheço, vai acontecer!!!
    Annalisa

    ResponderExcluir
  2. Caro Danilo,
    aqui vai o meu desejo de que esta seja a primeira mostra de muitas outras que ainda virão. Sorte e sucesso.
    Abraço.
    Edu

    ResponderExcluir
  3. Danilo,
    muito sucesso nesta mostra e em todas as próximas. Você, seu talento e sua dedicação merecem. Não se esqueça de nos presentear com essa maravilha aqui em SP!
    Maurizia

    ResponderExcluir