Com atualizações diárias a mesma disponibiliza uma série de serviços com especial atenção aos consumidores em geral e aos universitários.
Os conteúdos das programações contemplam vários setores: da informação à cultura, da economia às tradições enogastronômicas do território e, ainda, do esporte. O público alvo são os emiliano-romagnolos no exterior com suas histórias e experiências e principalmente daqueles que se destacaram como personalidades no cenário internacional.
A música produzida e difundida no território perpassa como fio condutor através de resenhas, festivais e concertos bem como o trabalho de cantores solos e de bandas.
Dentro do site também é dada oportunidade aos estreantes, que enviam músicas para a rádio. Notícias de todas as partes transmitidas por editores esparsos, jovens que vivem no exterior descendentes de emiliano-romagnolos e que participam do projeto "Repórter", graças a um estágio de comunicação promovido pelo Gabinete de Informação e Imprensa do Governo Regional em parceria com a Consulta dos Emiliano-Romagnolos no Mundo.
A publicação sistemática de textos literários no site é mais uma das contribuições oferecida aos que o acompanham no exterior, constituindo-se como ajuda valiosa para o estudo e aprimoramento da língua italiana.
Várias são as colaborações para a implementação dos 13 temas que compõem as 23 seções: destacando-se em primeiro lugar o Istituto per i Beni Culturali, que informa a respeito dos museus e da cultura local; depois vem a Rádio Bruno com esporte e o hit parade de música italiana; a Radio Città del Capo faz o contato com a Universidade; finalmente, a Mei - Meeting delle Etichette Indipendenti, transmite as novidades musicais do setor.
A rádio pode ser ouvida não só na web, mas também diretamente nas emissoras que transmitem em língua italiana no exterior. Isto graças a acordos feitos entre o Gabinete de Informação e Imprensa do Governo Regional e rádios estrangeiras, em colaboração com as Associações locais de emiliano-romagnalos no mundo. Atualmente já foram firmados três contratos: com a "Rádio Convenção de Itu" AM 670 do Estado de São Paulo, com a "Rádio Voz da Itália", de Mendoza (Argentina) e "Rádio Residências Cooperativas de Mar del Plata", também na Argentina.
A Radio Emilia-Romagna em dois anos de atividade ganhou três prestigiosos prêmios. O "Best Cross Media Project" oferecido pela Bardi Web Award 2006, tendo em vista a "importância social" da mesma, no sentido de reforçar os laços entre os emiliano-romagnolos e os italianos no mundo.
Em 2007, a Rádio Emilia-Romagna ganhou o "Prêmio Especial ASSOREL" - décima edição - oferecido para a melhor utilização dos New Media. O terceiro foi o "Premio da Administração Pública", entre aqueles que se destacaram na categoria.
A Rádio Emilia-Romagna é um projeto da Presidência Regional, fruto da colaboração entre a Agência de Informação e Assessoria de Imprensa do Conselho Regional e Consulta dos Emiliano-Romagnos no Mundo, com a realização técnica e arquitetura de software Aicod (Empresa de informação e comunicação digital), de Parma.
Colaboração: Cinzia Leoni dell'Agenzia Stampa e Informazione della Regione Emilia-Romagna.
Tradução: Eduardo Zampar Morelli
O endereço da Radio Emilia-Romagna, como segue na nossa lista de sites indicados, em "Links úteis", é http://www.radioemiliaromagna.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário