Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



domingo, 13 de setembro de 2009

Radio Emilia-Romagna: a Região fala através da web

A Rádio Emilia-Romagna é a primeira emissora radiofônica na web de uma região italiana que transmite em podcasting. Trata-se de um meio extraordinário de informação, cujo objetivo é promover o território através do entretenimento voltado às comunidades emiliano-romagnolas dispersas em todo mundo e de todos que queiram a ela coligar-se.

Com atualizações diárias a mesma disponibiliza uma série de serviços com especial atenção aos consumidores em geral e aos universitários.

Os conteúdos das programações contemplam vários setores: da informação à cultura, da economia às tradições enogastronômicas do território e, ainda, do esporte. O público alvo são os emiliano-romagnolos no exterior com suas histórias e experiências e principalmente daqueles que se destacaram como personalidades no cenário internacional.

A música produzida e difundida no território perpassa como fio condutor através de resenhas, festivais e concertos bem como o trabalho de cantores solos e de bandas.
Dentro do site também é dada oportunidade aos estreantes, que enviam músicas para a rádio. Notícias de todas as partes transmitidas por editores esparsos, jovens que vivem no exterior descendentes de emiliano-romagnolos e que participam do projeto "Repórter", graças a um estágio de comunicação promovido pelo Gabinete de Informação e Imprensa do Governo Regional em parceria com a Consulta dos Emiliano-Romagnolos no Mundo.

A publicação sistemática de textos literários no site é mais uma das contribuições oferecida aos que o acompanham no exterior, constituindo-se como ajuda valiosa para o estudo e aprimoramento da língua italiana.
Várias são as colaborações para a implementação dos 13 temas que compõem as 23 seções: destacando-se em primeiro lugar o Istituto per i Beni Culturali, que informa a respeito dos museus e da cultura local; depois vem a Rádio Bruno com esporte e o hit parade de música italiana; a Radio Città del Capo faz o contato com a Universidade; finalmente, a Mei - Meeting delle Etichette Indipendenti, transmite as novidades musicais do setor.

A rádio pode ser ouvida não só na web, mas também diretamente nas emissoras que transmitem em língua italiana no exterior. Isto graças a acordos feitos entre o Gabinete de Informação e Imprensa do Governo Regional e rádios estrangeiras, em colaboração com as Associações locais de emiliano-romagnalos no mundo. Atualmente já foram firmados três contratos: com a "Rádio Convenção de Itu" AM 670 do Estado de São Paulo, com a "Rádio Voz da Itália", de Mendoza (Argentina) e "Rádio Residências Cooperativas de Mar del Plata", também na Argentina.

A Radio Emilia-Romagna em dois anos de atividade ganhou três prestigiosos prêmios. O "Best Cross Media Project" oferecido pela Bardi Web Award 2006, tendo em vista a "importância social" da mesma, no sentido de reforçar os laços entre os emiliano-romagnolos e os italianos no mundo.

Em 2007, a Rádio Emilia-Romagna ganhou o "Prêmio Especial ASSOREL" - décima edição - oferecido para a melhor utilização dos New Media. O terceiro foi o "Premio da Administração Pública", entre aqueles que se destacaram na categoria.

A Rádio Emilia-Romagna é um projeto da Presidência Regional, fruto da colaboração entre a Agência de Informação e Assessoria de Imprensa do Conselho Regional e Consulta dos Emiliano-Romagnos no Mundo, com a realização técnica e arquitetura de software Aicod (Empresa de informação e comunicação digital), de Parma.

Colaboração: Cinzia Leoni dell'Agenzia Stampa e Informazione della Regione Emilia-Romagna.
Tradução: Eduardo Zampar Morelli
O endereço da Radio Emilia-Romagna, como segue na nossa lista de sites indicados, em "Links úteis", é http://www.radioemiliaromagna.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário