Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Reggio Emilia la scuola adotta un monumento

Desde 1999/2000 o Assessorato Cultura e Sapere da Comune de Reggio Emilia apresentou um projeto, já realizado em outras localidades, de propor às escolas a adoção de patrimônios e bens culturais.

A iniciativa contou inicialmente com 12 instituições de ensino envolvendo crianças do ciclo pré-escolar e escolar. Hoje existem mais, da infância à superior, sendo que a cada ano o número de adesões e iniciativas aumenta em torno da proposta. Dentre os bens que podem ser adotados estão casarões, edifícios, igrejas, conventos, estátuas, praças, fontes e qualquer outro lugar onde haja presença arquitetônica capaz de representar um pedaço da história da comunidade reggiana.

Ao se relacionar com os patrimônios culturais que lhes são próximos, a escola tem oportunidade de descobrir maneiras de como protegê-los como também se beneficiar com as possibilidades didáticas que os mesmos propiciam às crianças e jovens.

A escola tem a possibilidade de descobrir ou inventar novos percursos didáticos dentro de um laboratório que coincide, de vez em quando, com o território sobre o qual decide operar, entre objetivos de educação cívica, história, educação ambiental ou história da arte. O objetivo deste projeto é redescobrir e revalorizar estes monumentos esquecidos da realidade local, para ajudar a cidade e os seus habitantes a reler os ligames com a própria história e para dar assim novo significado no sentido de pertencer à própria terra e à própria comunidade. Para isto o projeto convida cada escola a olhar em torno de si, a individualizar um objeto, também degradado e esquecido, a procurar a história e a elaborar propostas voltadas a restituir-lhes a dignidade e a identidade perdida. Tudo isto para entender quanto é importante conservar os traços do passado, preservá-los da distração e escapar do esquecimento.

Maiores informações: http://iis.comune.re.it/scuolaadotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário