
A iniciativa contou inicialmente com 12 instituições de ensino envolvendo crianças do ciclo pré-escolar e escolar. Hoje existem mais, da infância à superior, sendo que a cada ano o número de adesões e iniciativas aumenta em torno da proposta. Dentre os bens que podem ser adotados estão casarões, edifícios, igrejas, conventos, estátuas, praças, fontes e qualquer outro lugar onde haja presença arquitetônica capaz de representar um pedaço da história da comunidade reggiana.
Ao se relacionar com os patrimônios culturais que lhes são próximos, a escola tem oportunidade de descobrir maneiras de como protegê-los como também se beneficiar com as possibilidades didáticas que os mesmos propiciam às crianças e jovens.
A escola tem a possibilidade de descobrir ou inventar novos percursos didáticos dentro de um laboratório que coincide, de vez em quando, com o território sobre o qual decide operar, entre objetivos de educação cívica, história, educação ambiental ou história da arte. O objetivo deste projeto é redescobrir e revalorizar estes monumentos esquecidos da realidade local, para ajudar a cidade e os seus habitantes a reler os ligames com a própria história e para dar assim novo significado no sentido de pertencer à própria terra e à própria comunidade. Para isto o projeto convida cada escola a olhar em torno de si, a individualizar um objeto, também degradado e esquecido, a procurar a história e a elaborar propostas voltadas a restituir-lhes a dignidade e a identidade perdida. Tudo isto para entender quanto é importante conservar os traços do passado, preservá-los da distração e escapar do esquecimento.
Maiores informações: http://iis.comune.re.it/scuolaadotta
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