Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



segunda-feira, 16 de julho de 2018

A INSPIRAÇÃO DE REGGIO EMILIA

O MODELO ITALIANO DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE SE TRANSFORMOU EM UMA INSPIRAÇÃO MUNDIAL

A metodologia de ensino infantil de Reggio Emilia é considerada a melhor do mundo. O modelo acredita que as diferenças e a subjetividade reforçam o valor de cada indivíduo e contempla as particularidades de cada criança e suas famílias.

O educador Loris Malaguzzi (1920-1994),  influenciado por importantes teóricos da psicopedagogia, como Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Maria Montessori,  as irmãs Agazzi e Bruno Ciarifoi, foi o idealizador da metodologia de Reggio Emilia.

Com a Itália devastada no pós-guerra, Malaguzzi começou a trabalhar em conjunto com as famílias e a comunidade em um processo pedagógico visando a reconstrução da vida e o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças.

As escolas em Reggio Emilia são espaços onde a arte é uma das principais ferramentas usadas para a construção do pensamento. A criança se expressa com as mãos, com brincadeiras e trocando idéias. Essa abordagem evoluiu e comprovou a importância de se fazer registros da maneira de pensar, observar e investigar da criança. O que vai além de provas e trabalhos escritos, se trata de interpretá-los mais profundamente, bem como a evolução de seu processo de aprendizagem.

A análise de flagrantes da rotina das crianças da Educação Infantil, permite aos educadores, revisar práticas que compreendam melhor a cultura da infância. As crianças têm a oportunidade de compartilhar suas idéias, tomar consciência de sua aprendizagem e aprender a apreciar e respeitar o trabalho do colega, fortalecendo vínculos e construindo um ambiente cooperativo.

Os pais, por intermédio desses registros investigativos, têm também, condições de conhecer situações vivenciadas pelo filho que até então desconheciam.

Essa experiência proporciona o desenvolvimento de uma pesquisa mais cuidadosa dos saberes das crianças e esse modelo pedagógico influenciou escolas e educadores no mundo todo nas últimas décadas.

A revista norte-americana Newsweek considerou a Escola Infantil Municipal Diana, de Reggio Emilia, a melhor instituição de Educação Infantil a nível mundial. A partir daí o mundo passou a olhar com atenção o que acontecia na região e inúmeros  pesquisadores e professores estrangeiros foram conhecer e aprofundar suas pesquisas. Com isso houve a necessidade de institucionalizar as visitas e pesquisas por meio da criação da Fundazione Reggio Children, uma empresa mista público-privada, criada em 1994, com o objetivo de gerir as iniciativas de intercâmbio educacional e cultural nas instituições de educação infantil de Reggio Emilia e o grande número de pesquisadores e educadores de todo o mundo.

Para mais informações, em língua portuguesa, sobre a metodologia de ensino e a sobre a sua replicabilidade no Brasil, como modelo de ensino, consulte os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=vEnTD8wOZz4

https://www.youtube.com/watch?v=8hImWihoCPE

por Gisele Rasi


Nenhum comentário:

Postar um comentário