Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

FILM DI CASA NOSTRA: O Retorno de Don Camillo


O Circolo Emilia-Romagna di San Paolo convida para a exibição da sessão FILM DI CASA NOSTRA:

O Retorno de Don Camillo

Dia: 22.02.2018

Horário: 19h00

Local: R. Frei Caneca, 1071 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-003 - ICIB

Filme em italiano, legendado em português.

R.S.V.P: Pede-se gentilmente a confirmação da presença pelo email circolo@emiliaromagnasp.com



“C’era una volta un paesino…” ("Era uma vez um pequeno vilarejo ...") Assim começou um dos filmes da série de Don Camillo e Peppone, criado a partir da imaginação do escritor emiliano Giovannino Guareschi.

Recordem-se das emoções dos filmes em preto e branco, das vicissitudes tragicômicas quotidianas, das expressões caricaturizadas de personagens fictícios e tanto familiares? O que se segue é um passeio para descobrir a Emilia-Romagna por meio de quadros.


E, em particular, este filme nos leva para as margens do grande rio, na baixa reggiana: Brescello. Set, como muitos outros, da Emilia-Romagna cinematográfica, icônica e vital, começando diretamente da Praça Matteotti, fulcro dos animados confrontos entre dois símbolos da Itália do passado.

Neste vilarejo, onde a terra é dura e a vida é difícil, o Padre Don Camillo (Fernandel) e o prefeito Peppone (Gino Cervi) estão sempre brigando pela liderança da comunidade. Divididos pela política (de uma Itália pós-bélica dividida entre PC e DC), ambos se admiram muito em segredo, o que sempre rende situações hilárias entre os dois: Quando o prefeito resolve criar a “A Casa do Povo”, Don Camillo briga pela obra da “Cidade Jardim”, destinada aos pobres – e assim, a briga entre ateus e católicos, ricos e pobres, e muitas outras confusões vão construindo essa deliciosa história baseada em personagens reais e cheias de boas gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário