Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

FICO, O PORTA-JOIAS DA GASTRONOMIA NA EMILIA-ROMAGNA

Bolonha é reconhecida por muitos italianos como uma das cidades onde se come melhor na Itália, representando vários pratos e produtos típicos, podendo, a capital da Região Emilia-Romagna, ser considerada berço da gastronomia italiana.

Não é a toa que a rede de lojas Eataly (cujo nome deriva da fusão de duas palavras em inglês: EAT, comer, e ITALY, Itália), como declarado em seu website no Brasil, teve na sua constituição a ideia de “reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e aprender”, presente com 38 lojas em 4 continentes,  a rede escolheu a Emilia-Romagna e, de forma mais específica, Bolonha, para sediar o FICO Eataly World – o acrônimo de FICO é Fabbrica Italiana Contadina (fábrica italiana agrícola).

O complexo, com inauguração prevista para 15 de novembro, já foi chamado de “’Parque’ temático gastronômico”, “Disney da comida”, entre outros, sendo o maior espaço agro culinário do mundo, do campo ao prato. Na verdade, em italiano, o nome FICO trás alguns significados: a fruta figo, assim como entende-se pela pessoa linda, charmosa ou algo muito bacana. 

São 100.000m² que reunirão áreas de cultivação e criação de animais, fábricas, restaurantes, mercados e cantinas, além de áreas dedicadas à produção didática, formativa, eventos e congressos.

O espaço contará com 6 percursos criados para que os visitantes tenham a oportunidade de realizar uma experiência para aprender por meio dos 5 sentidos, utilizando o coração, a mente e principalmente as mãos, através de jogos multimídia.

Vinte mil metros quadrados serão dedicados ao cultivo de legumes, vegetais, árvores frutíferas, cereais; à criação de animais, com diversas raças de gados de corte e leiteiros, porcos, cordeiros, patos, coelhos, galinhas, entre outros.


Quarenta empresas e consórcios contarão sobre as excelências produtivas da cadeia alimentícia italiana do campo ao garfo, fazendo com que o público possa aprender com os maiores mestres artesãos da península, participando a cada passagem e descobrindo como são trabalhadas as matérias primas, até a criação dos produtos típicos italianos, como: o prosciutto; o culatello e os salames de Parma; a mortadella de Bolonha; o leite em sua central; o parmigiano reggiano; o grana padano; os pães na padaria; a massa de sêmola na fábrica; a massa fresca; os molhos; a conserva de frutas e verduras; tartufos; a torrefação do café; chocolates; panettones; cervejas; vinhos; azeite .

Com a presença de restaurantes, bistrôs e quiosques de street food, a promessa é a de causar nos visitantes uma fome de enlouquecer.

Àqueles interessados, ainda, em fazer compras de mercado, poderão desfrutar dos 9.000m² dedicados aos produtos típicos e autênticos presentes nas excelências gastronômicas do made in Italy.

Com entrada gratuita, o website oficial do FICO (https://www.eatalyworld.it/it/) sugere e torna acessível para que os visitantes percorram o espaço a pé, com a bicicleta do FICO, deixando-se guiar pela natureza, perfumes, beleza e de uma história que vem do passado e que não tem mais fim. “O nosso inesgotável patrimônio italiano”.

FICO estará localizada na Via Paolo Canali, n°8, em Bolonha, no espaço onde antes abrigava o antigo centro de abastecimento da cidade, sendo acessível pelo Aeroporto Internazionale Guglielmo Marconi, pela estação central de Bologna, ou por diversas rodovias, que todas darão fácil acesso para o complexo gastronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário