Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Parmigiano Reggiano e Grana Padano: as 7 diferenças

O consórcio produtor do  queijo Grana Padano está processando os produtores da  telenovela norte-americana “Beautiful” porque, em uma cena, um dos personagens declara abertamente preferir o queijo Parmigiano Reggiano ao Grana Padano. Esta notícia despertou um debate não apenas sobre a preferência, mas também com relação às diferenças entre os dois tipos de queijo. Vocês as conhecem? Resumimos aqui, em 7 tópicos, as principais características do Parmigiano Reggiano e do Grana Padano.

 1) O Parmigiano Reggiano é produzido totalmente sem aditivos: mesmo aqueles de origem natural são proibidos. Já o Grana Padano   utiliza a Lisozima, proteína extraída da clara de ovos de galinha, para controlar a fermentação da bactéria  clostridium tyrobutyricum.

2) Para o Parmigiano Reggiano a forragem utilizada para alimentação do rebanho  é exclusivamente feno e grama (alfafa e pastagens naturais) sem o uso de forragens ensiladas ou fermentadas. Para o Grana Padano a alimentação do rebanho inclui também o milho ensilado.

3) No Parmigiano Reggiano o timbre é aposto aos 12 meses, o produto atinge uma longa maturação (24, 30 meses ou mais, sem limites) sendo consumido, normalmente, após 24 meses. O Grana Padano é timbrado aos 9 meses e é consumido ,em média, aos 15 meses de maturação. As especificações do Grana Padano incluem 2 tipos específicos: “Mais de 16 meses” e “Reserva – mais de 20 meses” mas o Grana Padano também pode alcançar um tempo de maturação mais elevado.

4) Os produtores do Parmigiano Reggiano  estão sujeitos à maiores restrições: captação do leite (ordenha) duas vezes ao dia, fabricação do queijo uma só vez ao dia e proibição da refrigeração do leite abaixo de 18º graus. Para o Grana Padano é permitida a captação do leite uma ou duas vezes ao dia, mas com refrigeração acima dos 8º. Analogamente à ordenha, a fabricação do queijo pode ocorrer uma ou duas vezes ao dia. Quando a ordenha e a fabricação ocorrem simultaneamente, o leite para o Grana Padano também não é refrigerado.

5) Nas fábricas do Parmigiano Reggiano se utiliza apenas o soro de leite coalhado como starter  bacteriano para impulsionar o processo microbiológico. No Grana Padano  é permitida, com uma limitação de 12 vezes ao ano, a utilização de bactérias lácticas obtidas em laboratório a partir do soro de leite coalhado utilizado na própria fábrica.

6) A zona de produção do Parmigiano Reggiano é muito mais limitada: as províncias de Parma, Reggio Emilia e Modena, e parte das províncias de Mantua (à direita do rio Pó) e Bolonha à esquerda do rio Reno. O Grana Padano pode ser produzido em estabelecimentos de 33 províncias da Lombardia. Veneto,  Piemonte, Emilia-Romagna e Trentino Alto Adige (limitado à província de Trento e alguns municípios da província de Bolzano)

7) Cerca de 20% da produção do Parmigiano Reggiano ocorre nas áreas montanhosas (é o mais importante DOP de montanha), enquanto a produção do Grana Padano de montanha equivale à apenas 2% do total.

Fonte: Gazzetta di Parma - http://www.gazzettadiparma.it/news/soldi/356670/Parmigiano-Reggiano-e-Grana-Padano-.html

Tradução: Annalisa Fazzioli Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário