Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto trás colaboração entre coro infantil italiano e colégios paulistanos

Su iniziativa del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, con il sostegno della Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, l'Antoniano di Bologna compie i primi passi verso una collaborazione con due grandi scuole della tradizione italiana a San Paolo, in Brasile: la “Dante Alighieri” e la “Eugenio Montale”.

Allo scopo di avvicinare i bambini all'italianità o di mantenere vivo il loro legame già esistente, al fine di promuovere la lingua e cultura italiane e di fornire una conoscenza a livello musicale, il Circolo Emilia-Romagna ha voluto portare a San Paolo il meglio della tradizione canora italiana per l’infanzia, attraverso un progetto con l'Antoniano di Bologna, il “Piccolo Coro Mariele Ventre” e le scuole “Dante Alighieri” ed “Eugenio Montale”.

Il progetto, iniziato nel 2011, si avvale dell'appoggio e della supervisione didattica del Prof. Augusto Bellon, direttore dell’Ufficio Scolastico del Consolato Generale d'Italia a San Paolo, di Attilio De Gasperis, direttore dell’Istituto Italiano di Cultura di São Paulo, della Camera Italo-brasiliana di Commercio, Industria e Agricoltura e del Comites San Paolo. L'Antoniano di Bologna mette a disposizione le sue canzoni, i suoi spartiti e la metodologia didattica, e consentirà, con questo scambio, il contatto tra i bambini dei cori formati in Brasile e il “Piccolo Coro” in Italia.

Nel corso della XI Settimana della Lingua Italiana nel mondo, il "Piccolo Coro Dante-Montale" debutterà unendo, come indicato sul logo dell'iniziativa le due scuole in una sola voce. La presentazione avrà luogo il 22 Ottobre 2011 alle ore 17.00 nel teatro della scuola Dante Alighieri, nell’Alameda Jau, 1061.

Per ulteriori informazioni sul progetto contattare Eduardo Morelli emiliaromagnasp@yahoo.com.br.

Em uma iniciativa do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, com o apoio da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, a Ordem Franciscana do Antoniano de Bologna dá seu primeiro passo no Brasil no sentido de uma colaboração com os dois principais colégios de tradição italiana da capital paulista.
O Antoniano de Bologna, além de possuir várias atividades sociais, atua nas áreas de produção, formação e cultura, com particular atenção às crianças. Uma de suas principais organizações, que conta com a expertise de mais de 50 anos de reconhecimento na Itália e no exterior por sua excelência é a da formação musical. Não é à toa que italianos de até as três últimas gerações conhecem e cantam as músicas lançadas no Festival Zecchino d’Oro, organizado pelo Antoniano de Bologna. Este, que está na sua 52ª edição, é um compêndio internacional de canções para crianças, que tem o objetivo de estimular a promoção e a difusão de canções artisticamente válidas e modernas, inspiradas didaticamente em idéias éticas, civis e sociais. Da iniciativa, nasceu um programa televisivo de final de ano, sendo anualmente escolhidas 7 canções italianas e 7 canções estrangeiras, interpretadas por crianças de idade entre 3 e 9 anos. Durante o Festival, transmitido pela RAI, são selecionadas músicas infantis vindas de vários países, o que faz do Zecchino d’Oro um extraordinário patrimônio de repertório musical. Tantas são as canções que se tornam memoráveis às crianças também mais crescidas, como “44 gatti”, “Il caffè della Peppina”, “Il coccodrilo come fa”, dentre tantas outras. Além das participações feitas por um dos ratinhos mais queridos da TV, Topo Gigio.
Outro tesouro do Antoniano de Bologna é o Piccolo Coro Mariele Ventre, que há 47 anos acompanha os solistas do Zecchino d’Oro e que hoje é o principal protagonista da manifestação. Para se ter uma noção da importância deste coro, ele é embaixador da UNICEF, já cantou em Tel Aviv, Cracovia, París, com cantores como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli e regentes como Richard Attemborough e Peter Ustinov.
Com o objetivo de manter ou aproximar as crianças da italianidade, de promover uma ligação destas com a língua italiana e de dar um conhecimento musical, é que o Circolo Emilia-Romagna trouxe a São Paulo o que há de melhor da tradição canora italiana através de um projeto com o Antoniano de Bologna, Piccolo Coro Mariele Ventre e os Colégios Dante Alighieri e Eugenio Montale.
O projeto iniciado em 2011, conta ainda com o apoio e acompanhamento didático nas escolas do Dr. Augusto Bellon, diretor do Ufficio Scolastico do Consulado Geral da Itália, em São Paulo, além do apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, através do seu diretor Attilio De Gasperis, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e do Comitês São Paulo.
As escolas vêm recebendo o suporte do Antoniano de Bologna através de suas músicas, partituras e metodologia de ensino e possibilitará que haja, neste intercâmbio, a possibilidade de contato entre as crianças destes coros formados no Brasil com o Piccolo Coro na Itália.
Durante a Settimana della Lingua Italiana, o “Piccolo Coro Dante-Montale” fará sua estréia unindo, como dito no próprio logo da iniciativa, “duas escolas, uma voz”. A apresentação acontecerá no próximo dia 22 de outubro de 2011, às 17h00, no teatro do colégio Dante Alighieri, à Alameda Jaú, 1.061.
Para mais informações sobre o projeto entre em contato com Eduardo Morelli emiliaromagnasp@yahoo.com.br.

Realização:









Patrocínio:






Apoio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário