A companhia Accademia della Follia é constituída por atores que provêem dos Departamentos de Saúde Mental das províncias de Trieste e Ferrara e há 30 anos se ocupam de teatro e loucura. Extravagância conta a história de cinco pacientes com problemas mentais, internados em um manicômio, vivem as conseqüências da votação da Lei Basaglia: a partir de amanhã todos em casa! O hospital é fechado e eles voltam para suas famílias, encontrando um ambiente totalmente diverso do que esperavam: frio, sem afeto, sem interesse e compreensão. Na realidade eles não são desejados e foram até substituídos. Assim, eles voltam para o hospital, onde decidem viver do jeito deles: sem médicos, sem eletrochoque, sem chaves e ferrolhos, em uma comunidade aberta, com novas regras estabelecidas por eles próprios.
Escrita por Dacia Maraini e dirigida por Claudio Misculin, a grande aposta da companhia em Extravagância, foi recitar um texto complexo e articulado em lingua portuguesa. O sucesso da tournée no Brasil em 2010, levou o grupo a repropô-lo este ano em 9 locais brasileiros, sendo 09 de junho de 2011 apresentado em San Bernardo do Campo, no teatro Lauro Gomes e em 10 de junho de 2011 apresentação em São Paulo no Teatro Anhembi Morumbi.
O espetáculo possui o apoio da Comissão Italiana Nacional UNESCO, do Conselho Federal de Psicologia e do sustento promocional da Região Emilia Romagna.
Caso queira ouvir entrevista com Claudio Misculin (em italiano) clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário