Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Tra Poesia e Sogno: il cinema di Fellini - 50 anni da "La dolce vita"

Entre os grandes cineastas da história encontramos Federico Fellini, nascido em 1920, em Rimini.

Felini se definia como "um artesão que não tem nada a dizer, mas sabe como dizê-lo".

Seus primeiros trabalhos foram iniciados como caricaturista, posteriormente fez desenhos animados para jornais e revistas.

Em Roma, tem seu primeiro contato com o mundo do espetáculo e do rádio, quando começa a escrever scripts e comédias. Foi nos anos da guerra que seus scripts tiveram a participação de grandes atores e diretores da época.

Em 1952 escreve o primeiro filme exclusivamente seu "Lo sceicco bianco" - "O Sheik Branco".

Com "I Vitelloni" (1953), Fellini sendo conhecido fora da Itália, recorre pela primeira vez a suas lembranças, a adolescência em Rimini e seus personagens excêntricos e patéticos. O protagonista é um jovem que sai de sua província em direção à cidade grande, como fez o próprio Fellini. Participou também neste ano como diretor de um filme-revista, liderado por Cesare Zavattini, Riccardo Ghione, Marco Ferreri.

Em 1954, com "La strada", um de seus trabalhos mais ternos e poeticos, chega ao primeiro Oscar.

O segundo Oscar alcança logo em 1957 com "Le notti di Cabiria", no qual mostra uma prostituta ingênua e generosa, que paga com atrozes desilusões a confiança que põe no próximo - com a interpretação de sua própria esposa, Giulietta Masina, a qual ja havia interpretado seu primeiro filme ("Lo sceicco bianco").


Em 1959, com “La Dolce Vita” (“A doce vida”), um afresco subjetivo que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, com um filme que contradizia as estruturas tradicionais de narrativa, foi a transição do seu próprio estilo, do neo-realismo para o simbólico. Na estréia, o filme causou um escândalo, sobretudo no Vaticano, que reprovava as cenas eróticas, o que também faz chegar até o parlamento. Foi "um filme que contrariava os valores da sociedade moderna e, em particular, romana" (moderna, sofisticada e decadente), segundo Fellini "um filme que foi além do próprio filme". A filosofia de viver o hoje, de forma hedonista, está presente em seus personagens.

"La Dolce Vita" é um marco na cinematografia de Federico Fellini o qual comemora seu 50ª aniversário. Este ano a Fundação que cuida da memória do saudoso diretor segue fazendo as devidas homenagens, tendo A Doce Vida como centro de uma série de apresentações de seus longas e curtametragens, dança, teatro, todas estas na cidade de Rimini.


O termo “Felliniesco” é empregado para descrever qualquer cena que tenha imagens alucinógenas que invadam uma situação comum.


Eduardo Zampar Morelli.


Maiores informações: http://www.federicofellini.it/default.asp


Filmografia (Título original e sua versão no Brasil)
Como cineasta:
Ano

1950
Luci del varietà* - Mulheres e Luzes
1952 Lo sceicco bianco - Abismo de um sonho
1953 I vitelloni - Os boas-vidas
1953 L'amore in città** - Amores na Cidade
1954 La strada - A estrada da vida
1955 Il bidone - A trapaça
1957 Le notti di Cabiria - As noite de Cabíria
1960 La dolce vita - A doce Vida
1962 Boccaccio '70*** - Boccaccio '70
1963 - Oito e meio
1965 Giulietta degli spiriti - Julieta dos espíritos
1968 Tre passi nel delirio**** - Histórias Extraordinárias
1969 Satyricon - Satyricon de Felliniou Fellini - Satyricon
1969 TV Block-notes di un regista - Anotações de um Diretor
1971 I clowns - Os Palhaços
1972 Roma - Roma de Fellini
1973 Amarcord - Amarcord
1976 Il Casanova di Federico Fellini - Casanova de Fellini
1978 Prova d'orchestra -Ensaio de Orquestra
1980 La città delle donne - Cidade das Mulheres
1983 E la nave va - E la nave va
1986 Ginger e Fred - Giger e Fred
1987 Intervista - Entrevista
1990 La voce della luna - A Voz da Lua


(*) co-creditado a Alberto Lattuada(**) segmento Agenzia matrimoniale (Agência matrimonial)(***) segmento Le tentazioni del dottor Antonio (br/pt:As tentações do doutor Antônio/António)****) segmento Toby Dammit

Nenhum comentário:

Postar um comentário