Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



domingo, 7 de abril de 2019

Jornada do Restauro e do Patrimônio Cultural

Giornate del Restauro e del Patrimonio Culturale

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara promoveu entre os dias 28 a 30 de março a Jornada do Restauro e do Patrimônio Cultural em sua sede, o belíssimo Palazzo Tassoni Estense [1].

Nos três dias do evento, dedicado à temática do restauro e do patrimônio cultural, foram realizadas mostras, debates e mesas redondas com foco nos temas Inovação, pesquisa e transferência tecnológica para o setor do patrimônio cultural, com referência em particular para a temática da conservação e valorização, da documentação digital e das habilidades profissionais demandadas pelo setor. 

Departamento de Arquitetura da Unife realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na área do restauro e da conservação do patrimônio arquitetônico histórico há mais de duas décadas, mas um marco histórico tornou esse trabalho ainda mais urgente e relevante, o terremoto que atingiu o território Emiliano em 2012.

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer na preservação do patrimônio histórico e artístico, visto recentemente no terrível incêndio do museu nacional, ocorrido em 2018, e em tantos outros museus e monumentos degradados e destruídos. A boa notícia é que a expertise italiana tem colaborado com projetos de extrema relevância no estado de São Paulo, como a Restauração do Museu Paulista, o nosso conhecido Museu do Ipiranga.

Desde 2013, a Universidade de Ferrara é parceira da USP no desenvolvimento de projetos de pesquisa no campo da documentação e valorização do patrimônio cultural em diferentes edifícios, inclusive o Museu do Ipiranga. Entre 2017 e 2018 o DIAPReM [2], desenvolveu e executou o projeto de investigação ligado à digitalização tridimensional integrada do museu, através de levantamentos topográficos, escaneamento a laser e analises diagnósticas em todo o edifício e está sendo usado como base para as futuras intervenções.

Os pesquisadores da Emilia-RomagnaProf.Dr. Marcello Balzani (Diretor do DIAPReM), Arquiteto Guido Galvani, Dra. Federica MaiettiDr. Luca Rossato estiveram no Brasil em Setembro e Dezembro de 2018. Nessas oportunidades tivemos a oportunidade de ouvi-los em palestras organizadas pelo Circolo Emilia-Romagna di San Paolo e pelo Circolo Italiano.

Para saber mais consulte sobre :

Para saber sobre novas palestras dos professores da Universidade de Ferrara e outros eventos do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, cadastre-se no nosso site:


Ou acompanhe nossas redes sociais:


[1] A jornada é parte dos trabalhos que antecipam o conteúdo do XXVI Salão do Restauro, dos Museus e Negócios Culturais que ocorrerá em setembro desse ano. O evento foi organizado pelo Departamento de Arquitetura e seus centros de pesquisa DIAPReMLaboRA e do Laboratório TekneHub do Tecnopolo de Ferrara, em colaboração com o Salão Internacional do Restauro, dos Museus e das industrias culturais e criativas, Ministério dos Bens e Atividades Culturais, Região Emilia-Romagna, Agência Regional para a Reconstrução – Sisma 2012; Clust-ER EdiliziaCostruzioni. Patrocínio da Comune di Ferrara e da Ordem dos Arquitetos da Província de Ferrara. Além de organizações e empresas privadas como a Fassa Bortolo.

[2] O DIAPReM, centro de pesquisa do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara para o Desenvolvimento de Processos Automáticos Integrados para o Restauro de Monumentos (Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments), desde 1997 desenvolve metodologias que permitem o uso de modelos geométricos tridimensionais e representações virtuais de conjuntos arquitetônicos de caráter monumental, como base para análises interdisciplinares de amplo espectro.

Por: Adriana De Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário