Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O Porto Canal de Leonardo

O Porto Canal Leonardesco está situado na cidade de Cesenatico, uma das encantadoras cidades litorâneas da Emilia-Romagna, construído em 1303 após decreto do Papa João XXII.

No ano de 1500, a cidade, banhada pelo Mar Adriático, foi conquistada pelo Duque Cesare Borgia que, percebendo a grande importância do “porto canale”, solicitou a Leonardo da Vinci que o reestruturasse. A chegada do “arquiteto e engenheiro geral” se deu em 6 de setembro de 1502, conforme ele mesmo descreveu em seu diário de viagem chamado de "Codigo L.".

Nesse manuscrito encontra-se um desenho de Cesenatico feito do alto da antiga Rocca (destruída durante a Segunda Guerra Mundial), contendo o relevo do Porto Canale e medidas precisas. Da Vinci resolveu o antigo problema de acúmulo de areia na entrada do canal, modificando a orientação e o comprimento das paliçadas e ampliando os reservatórios conectados, de forma que a água do mar pudesse entrar e se acumular, bloqueada por divisórias móveis, para depois fluir com velocidade durante a baixa maré, deixando livre a entrada. 

O Porto canal carrega também um importante fato histórico que foi o desembarque de Giuseppe e Anita Garibaldi, em 2 de agosto de 1842. Na tentativa de chegar a Veneza, que estava sendo atacada pela Áustria, eles solicitaram mais barcos aos cesenaticos e partiram com 12 embarcações para a batalha. No entanto, foram interceptados, tendo que desembarcar próximo a Magnavacca, no atual Porto Garibaldi.

O Porto Canal Leonardesco é a espinha dorsal de Cesenatico, tendo a cidade se desenvolvido em suas margens. Caminhando ao longo do Canal, encontra-se a Praça Pisacane, com o monumento a Garibaldi; a pescaria do ano 800 e, atrás dela, a antiga vila com o fosso de conserva; o Museo Gallegiante Delle Marineria e inúmeros restaurantes e comércio. 

Todos os anos, no mês de dezembro, nas embarcações antigas que ficam ancoradas a frente do Museu da Marinha, é montado o Presépio Flutuante de Cesenático, reconhecido como “Patrimônio da Itália pela Tradição”. Os barcos nomeados de  Bragozzi, Battane, Lance, Trabaccoli Paranze e Barchet ficam iluminados e recebem milhares de visitantes.

Um passeio pelo Porto Canal e pela graciosa cidade de Cesenático é imprescindível para quem passa pela região Emilia-Romagna!

Por Maurizia Rossi

Fontes:
http://www.comune.cesenatico.fc.it 
http://www.mitidiromagna.it/porto_canale_cesenatico.asp 
http://viagemitalia.com/presepio-flutuante-de-cesenatico/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário