Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



terça-feira, 10 de outubro de 2017

Marietta Sabatini e a Associação das Mariettas

Marietta Sabatini – uma vida dedicada à Pellegrino Artusi

Marietta Sabatini, nascida em Massa e Cozzile pequena cidade da província de Pistoia,  foi contratada como copeira e cozinheira por Pellegrino Artusi por volta de 1887-1888, e acompanhou-o de forma discreta, fiel e eficiente até a sua morte.

Governanta, também acompanhava Artusi durante o verão às montanhas de Pistoia, aos balneários de Montecatini ou a Viareggio, é ela que nos revela ao costumes cotidianos do venerado mestre, quem ele freqüentava, suas paixões e, particularmente, seu amor pelos livros.

Em uma entrevista de 1932, publicada na “Cucina Italiana” conta que a única diversão de Artusi era escrever. Começou a escrever seu principal livro quase como brincadeira. Mais tarde, percebendo que o livro estava ficando bom, se apaixonou. Pouco a pouco começou a corresponder-se com pessoas de todas as classes sociais e de todas as regiões da Itália. Escrevia sempre. Acordava cedo e escrevia até a hora do almoço. Depois recomeçava a escrever por algumas horas. Era um continuo alternar entre o estúdio e a cozinha, entre a caneta e as panelas. Experimentava todas as receitas, uma a uma. A cozinha era para ele um campo de ação, um local de estudo.

Artusi era um terrível juiz dos pratos. Sabia reconhecer, apenas saboreando, os ingredientes e encontrava qualquer defeito imediatamente.

A Associação das Mariettas
- Origem e objetivos

Em honra à Marietta Sabatini, foi constituída a “Associazione delle Mariette” (Associação das Mariettas). O escopo desta associação é o de valorizar a cozinha caseira e as tradições gastronômicas populares através da pesquisa, da comunicação e da formação com uma especial atenção reservada à cozinha emiliano-romagnola. A “Associazione delle Mariette”, que já tem mais de 100 associados, desempenha um papel fundamental na Escola de Cozinha da Casa Artusi.

As Mariettas colaboram com a Escola de Cozinha através da aplicação de suas próprias experiências adquiridas nas cozinhas de suas próprias casas e ensinam nos cursos práticas dedicadas à confecção da “sfoglia” (massa estirada), da massa fresca com ovos elaborada à mão e estirada com rolo (“matarello”) da “piadina”,  do pão da Romagna, lado a lado com os alunos: as mãos das Mariettas são professoras especializadas e sabem ensinar melhor do que as palavras.

- À procura das Mariettas de hoje

Pasta seca ou fresca não faz diferença. O importante é executar um primeiro prato inspirado na cozinha doméstica de quem uniu a Itália à mesa: Pellegrino Artusi. É o “Premio Marietta” direcionado à cozinheiros amadores, dedicado à Marietta Sabatini, a fiel governanta de Artusi. Promovido pela cidade de Forlimpopoli em colaboração com a Casa Artusi, moderno centro de cultura enogastronomica dedicado à cozinha doméstica italiana. Esta iniciativa presta homenagem às ”Mariettas de Hoje”. Tanto homens como mulheres podem participar do concurso colocando em jogo as próprias habilidades e estimulando a criatividades desde que a inspiração venha do célebre manual artusiano: “La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene”.

A edição mais recente deste concurso (2017) teve como vencedora Rosmunda Cristiano que com a sua receita “Calzoni di pasta fresca all’uovo con ripieno di salsiccia e friarielli, serviti con colata di Mozzarella di Bufala Campana Dop e cialda croccante di mozzarella” seduziu o júri recebendo o primeiro premio. A presidente do júri, Verdiana Gordini, resumiu assim o julgamento: “Escolhida por unanimidade, surpreendeu à todos pela experiência, tradição e apresentação”.

- Divulgação do trabalho


O trabalho das “Mariettas” tem sido divulgado através de grande parte da mídia. O acontecimento mais recente aconteceui em 11 de setembro de 2017 onde elas se apresentaram na RAI, no tradicional programa culinário “La prova Del Cuoco” apresentado por Antonella Clerici. Saíram de Forlimpopoli, e munidas de aventais e toucas brancas, levaram aos estúdios da RAI o entusiasmo e a paixão que as distinguem e souberam representar muito bem, como já havia acontecido em muitas ocasiões e em várias partes do  mundo, o que de melhor sabem fazer: a cozinha caseira da Romagna.

Por: Annalisa Fazzioli Tavares - Diretora Social do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário