Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Reinauguração da “Praça do Imigrante Italiano em São Paulo” – Projeto Italia Per San Paolo

No último domingo dia 06 de agosto, a Diretoria do Circolo da Emilia Romagna de São Paulo esteve presente na reinauguração da Praça do Imigrante Italiano, localizada no Bairro do Jardim Europa, na confluência das Avenidas Nove de Julho e Cidade Jardim.

O evento faz parte de um importante projeto da Prefeitura de São Paulo “Italia per San Paolo – Monumentando e Restaurando a Cidade”.

Diversas autoridades estiveram presentes na reinauguração, dentre elas o prefeito de São Paulo, João Dória, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, o Senador pelo Partido Socialista italiano Fausto Longo, além de representantes de empresas italianas que patrocinaram a revitalização da praça.

A bela praça – que apesar das pequenas dimensões esbanja charme e estilo – teve seu projeto original desenhado pelo arquiteto italiano Luciano Deviá, que veio para o Brasil no fim da década de 1970 e ficou no país até falecer em 2014. O local foi inaugurado em 1988, com o patrocínio da empresa Papaiz, cujos patronos Luigi Papaiz (nascido em Sesto al Reghena) e Angela Papaiz (nascida em Bologna) iniciaram sua indústria em Bologna, na Emilia-Romagna, posteriormente transferindo-a para São Paulo. O “Monumento ao Imigrante Italiano” é um painel de bronze de 3mx2m criado pelo escultor Galileo Ugo Emendabili.

A revitalização da Praça do Imigrante Italiano contou com o patrocínio de diversas empresas de origem italiana instaladas em São Paulo, em iniciativa da Italian Trade Agency (ITA), e em parceria com a Embaixada da Itália, o Consulado da Itália em São Paulo e a Prefeitura de São Paulo.

Além desta, estão programadas as reinaugurações da Praça Cidade de Milão, em 22 de outubro, e a Praça Ramos de Azevedo, em 16 de dezembro, que também fazem parte do projeto tão bem conduzido pela Prefeitura de São Paulo, em homenagem aos italianos e seus descendentes, que fizeram e fazem a história de São Paulo.

Como bem salientou o Prefeito João Dória ao se dirigir aos presentes, os imigrantes “ (...) são parte da alma da cidade, que foi construída pela força do imigrante e continua sendo construída por aqueles que ainda chegam aqui nos dias atuais. São as pessoas que fazem o que há de melhor em São Paulo”.
A cidade de São Paulo tem uma das maiores colônias italianas fora da Itália no mundo. Os italianos e seus descendentes influenciaram os costumes, a culinária, as tradições e a cultura paulistanas, criando uma “Piccola Italia” dentro desta cidade de enorme dimensões. Portanto, é muito gratificante ver o reconhecimento da importância da imigração italiana para São Paulo, com a revitalização destes locais.

O Circolo da Emilia Romagna de San Paolo, entidade que tem como finalidade manter, cultivar e propagar a cultura, tradições, costumes e história de seu povo, está muito feliz em poder prestigiar estes eventos, e acompanhar o merecido reconhecimento que a cidade de São Paulo e os empresários italianos aqui sediados estão dedicando a todos os imigrantes italianos.

Paola Budriesi, 10 de agosto de 2017









Nenhum comentário:

Postar um comentário