Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



quinta-feira, 18 de março de 2010

ITÁLIA DETÉM MAIS DE 200 PRODUTOS "DOC"

ROMA, 18 MAR - Com 201 especialidades alimentares protegidas nos últimos 10 anos, dobraram os produtos italianos com Denominação de Origem Protegida (DOP/IGP) reconhecidos na Europa, onde a qualidade do 'Made in Italy' conquistou a primazia, superando a concorrência francesa.

É o que revela uma análise da Coldiretti (a principal organização dos empresários do sistema agroalimentar da Itália) após o reconhecimento dos Ricciarelli de Siena IGP e da Batata de Bolonha DOP.

Os reconhecimentos nacionais aumentaram dos 101 de 2000 para os 201 atuais, muito superiores aos da França (170 produtos), que liderava a classificação no início deste milênio, diz a associação agrícola.

Se os Ricciarelli de Siena são os doces típicos do Natal, o reconhecimento à Batata de Bolonha DOP "indica claramente a valorização do vínculo com o território de produção, o que prova que a Itália não precisa da batata OGM Amflora, recentemente autorizada pela Comissão Europeia", explica a Coldiretti.

O 'tesouro' Made in Italy é baseado em 126 DOP e 75 IGP (Indicação Geográfica Protegida), entre os quais 74 produtos hortofrutícolas, 39 azeites extravirgens, 37 queijos, 32 produtos à base de carne, 6 produtos de panificação, 4 especiarias ou essências, 3 vinagres, 3 produtos de carne e miúdos frescos, 2 peixes, moluscos ou crustáceos frescos e produtos derivados, e 1 mel.

No todo, conclui a Coldiretti, as vendas dos produtos italianos de denominação de origem chegaram muito perto dos € 10 bilhões em 2009, dos quais 20% nos mercados externos, onde paralelamente também crescem as imitações e as fraudes.

Os produtos mais consumidos são os queijos (liderados pelo Parmigiano Reggiano e o Grana Padano) e os frios (no topo da lista está o presunto de Parma e o de San Daniele). Também cresceram outras categorias de produtos, com as frutas e os legumes. É o caso por exemplo das maçãs de Val di Non e do Alto Adige; da laranja vermelha da Sicília; do pêssego e da nectarina da Romagna. Ou os azeites extravirgens.

ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário