Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

I giovani i protagonisti dell'incontro della Consulta di Riccione

Foram os jovens os protagonistas da Conferência Consulta dos emiliano romagnolos no mundo que ocorreu em Riccione em 11 e 12 de fevereiro.

A presidente Bartolini, na sua intervenção de abertura, de fato evidenciou a necessidade de favorecer uma maior partecipação dos jovens na Consulta, ajudando-os a assumir papéis de dirigência dentro das associações, para dar um salto de qualidade, no que diz respeito aos valores da memória e continuidade no mundo associativo. Assim anunciou o programa da Conferência dos jovens emiliano-romagnolos no mundo que si desenvolverá em Santiago do Chile de 28 de fevereiro a 3 de março e que si articulará sobre três temas: da representação, da formação e das redes (este último compreende também a comunicação). Segundo Bartolini, deverão ser premiados os projetos que mais contribuem a enriquecer os relacionamentos entra a Região e as associações.

A presidente também recordou os progetos que a Consulta começou, como a Casa da Memória, concebida conceitualmente como uma casa-museu virtual, com tantos lugares, cada um com diferentes conteúdos, em grau de guadar a memória da Consulta e das associações, mas também o presente e o olhar para o futuro, como mostras virtuais, debates em rede, vídeos e arquivos musicais, etc. Outro projeto é o do Catálogo da emigração feminina, que será um verdadeiro e proprio coletor com cartões móveis, divididos por zonas, por períodos e motivos de emigração.

Quanto às atividades de comunicação, Silvia Bartolini anunciou o restyling do nosso site ReportER em colaboração com a Agência de informação e imprensa da Região, que será lançado no termino da Conferência de Santiago, depois de ouvir o parecer dos jovens. A Consulta participará também da terceira edição do concurso da Região “La musica libera. Libera, la musica” reservado a cantores/compositores e grupos emergentes de todos os gêneros musicais, uma seção da qual será dedicada a jovens artistas emiliano-romagnolos no mundo. A presidente assim destacou os a necessidade de oferecer maiores oportunidades formativas aos joves. Em 2009 – disse - si desenvolveram dezoito estágios sob a curadoria do CIDES de Bologna, dez cursos de Italiano com o CIID e dois master post laurea. “Agora - acrescentou - queremos realizar uma vitrine de oportunidades educacionais, em estreito contato com as realidades economicas locais”. E qual melhor recipiente do que o nosso site Reporter para hospedá-la?

E sempre os jovens foram os protagonistas da segunda jornada de trabalhos. Entre as prioridades indicadas pela presidente da Consulta Silvia Bartolini, as atividades de formação profissional e de crescimento cultural. Investir nos jovens e na formação pareceu aos consultores o melhor modo para empenhar os valores da emigração às novas gerações. Tais valores – foi dito – si transmetem com a memória, mas também fornecendo aos jovens opportunidades de orientação, pesquisa, inserção no trabalho, assim de construir uma ponte concreta entre eles e a região de origem da propria família. De quem a importância, também, das trocas, das visitas e da hospitalidade: um campo sobre o qual a Consulta iniciou há tempo a trabalhar. Esperamos assim a Conferência mundial dos jovens emiliano-romagnolos de Santiago.

Fonte: Site ReportER - Regione Emilia-Romagna

Nenhum comentário:

Postar um comentário