Em 6 de outubro de 2020, a Assembleia Legislativa da Emilia-Romanha, elegeu os novos presidente, vice-presidentes e os consultores da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, instituição que é uma ferramenta da Emilia-Romanha para a implementação de intervenções a favor dos emiliano-romanholos no estrangeiro e representativa da experiência migratória desta Região.
Na posição de Presidente foi empossado o Consigliere Regionale (cargo similar a Deputado Estadual) Marco Fabbri, da província de Ferrara. Como vice-presidentes, a Consigliere Regionale Valentina Stragliati, da província de Piacenza e Marilina Bertocini, de Buenos Aires, representando as associações da Emilia-Romanha no exterior.
Como consultores da instituição contam representantes de entidades locais e residentes no estrangeiro. No Brasil foram reconfirmados como consultores Amauri Chaves Arfelli e Eduardo Zampar Morelli.
Para Morelli, permanecer junto à consulta é poder reforçar os laços junto da Região, das relações criadas e mantidas, conectadas em rede, projetando atividades que levem maior relação e oportunidades entre os emiliano-romanholos residentes dentro e fora da Itália. Representá-la é ter a oportunidade de reforçar um vínculo que aproxime as realidades sociais, culturais, educacionais, turísticas, solidárias e econômicas que existem na Emília-Romanha.
Para Arfelli, a manutenção da relação direta com a região
da Emilia-Romanha é essencial para que as Associações possam desenvolver
atividades para a comunidade italiana, sobretudo emiliano-romanhola, além de
oferecer e permitir a seus associados oportunidades de formação e intercâmbio
através de diversos projetos mantidos pela Consulta. É a garantia da presença
efetiva da Região Emilia-Romanha na vida daqueles que dela são originários.
Em sua página no Twitter o Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, em nome de sua Presidente Adriana De Luca, desejou aos novos membros da Consulta um excelente trabalho junto à comunidade emiliano-romanhola no mundo, e agradeceu ao ex- Presidente Gian Luigi Molinari, aos ex-Vice Presidentes Alessandro Cardinali e Anna Lisa Poggiali e à equipe de consultores anteriores pelo excelente trabalho realizado nos últimos anos.
Nesta gestão a Consulta se compõe de:
Gian Domenico Tomei, Paolo Negri e Manuel Marchinetti em representação do Conselho de Locais Autônomos, Lorenzo Bertucci e Marco Greggi em representação das Universidades sediadas na Emilia-Romagna e os seis representantes indicados por associações de promoção social com sede na Região. Neste último caso, estamos falando de Pierantonio Zavatti (Acli Regionale Emilia-Romagna), Alessandro Cardinali (Centro Studi Cardinal Agostino Casaroli), Fausto De Salvo (Istituto Fernando Santi), Giuseppe Conti (Centro Studi Cardinale Antonio Samorè), Giovanni Piazza (Associazione Piacenza nel Mondo) e Giacomo Sarti (Mcl-Movimento Cristiano Lavoratori).
Quinze consultores estrangeiros, representantes da Emilia-Romanha, residentes permanentemente no exterior:
Alain Draghi
Alberto Emilio Becchi
Amauri Chaves Arfelli
Analia Beatriza Barrera
Anna Lisa Poggiali
Carlos Maria Malacalza
Eduardo Zampar Morelli
Fiorella Foscarini
Francesco Repetti
Maria Lina Bertoncini,
Michele Rossi.
Milena Morale Ghisoni
Patrizia Molteni
Raymond Charles Bernardini
Oito jovens residentes no exterior:
Agostina Gentile
Chiara Sofia De Oliveira
Gino German Andres Ponzini
Jeorg Venturelli Castro
Jonas Brambati
Salvador Mario Kuski Zanatta
Virgil Nicolae De Bona