Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



domingo, 23 de julho de 2017

Consulta dos Emiliano-Romagnoli nel Mondo - Conferência de área Centro e Sul América

De 12 a 14 de Julho de 2017 a Consulta dos Emiliano-Romagnoli nel Mondo organizou, em Buenos 
Aires, a Conferência de área dedicada às suas associações do Centro e Sul América. Se tratou de um evento no qual participaram os Presidentes e os Consultores das associações de  emiliano-romanholos de diversos países da América Latina.

A abertura da Conferência ocorreu no prestigioso Salon Montevideo da Câmara Municipal de Buenos Aires. Participaram da inauguração, além dos representantes das associações, numerosas autoridades de Buenos Aires e representantes das instituições italianas presentes na Argentina, da Embaixada, do Instituto Italiano de Cultura, da Universidade de Bologna e do Instituto Italiano para o Comércio Exterior.

Na ocasião, o Presidente da Consulta, Gian Luigi Molinari, enfatizou de que “é necessário trabalhar sobre as raízes culturais, mas nunca parar na simples representação de uma emigração em evolução. É no profissionalismo e no empreendedorismo de origem italiana afirmados nos seus países e desejosos de poder exercer um papel ativo para a Itália. É nos representantes das nossas comunidades no exterior e nos jovens que sempre mais facilmente decidem de aceitar um desafio fora da Itália que se colhe este espírito”.

Durante encontro com a Embaixadora Italiana, Teresa Castaldo, foram avaliadas as oportunidades para as empresas emiliano-romanholas que operam no exterior, também graças às relações entre a Província de Buenos Aires e a nossa  Região.

Nos dias subsequentes foram organizados seminários e workshop sobre temas como start-up juvenil, oportunidades de mobilidade para jovens por meio do programa Erasmus Plus, a história do associacionismo italiano em Buenos Aires entre os séculos XIX  XX, a oferta formativa da Universidade de Bologna em sua sede de Buenos Aires.

Um outro momento importante da Conferência foi a inauguração no Instituto Italiano de Cultura de Buenos Aires, da mostra de obras pictóricas “Mulheres em Luta”, da artista Gabriela Strucchi, de origem emiliano-romanhola.

O Circolo Emilia-Romagna di San Paolo (Circolo ER-SP) participou da Conferência, com a presença de sua Presidente, Maurizia Rossi e do Consultor da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, Eduardo Morelli.

Neste encontro o Circolo ER-SP recebeu a notícia da aprovação e realização de dois projetos dos quais será parceiro: um com o Comune de Forlimpopoli, na Província de Forlí-Cesena, chamado "Tutto fa Brodo - A Cultura e as Excelências da Emilia-Romagna e o pai da cozinha italiana: Pellegrino Artusi", e outro com o Comune de Cento, na Província de Ferrara, para a "Criação do Museu e Centro de Estudos Virtual sobre o Território “Nulla Osta per il Mondo”.

A realidade do associacionismo emiliano-romagnolo no Centro e Sul América é muito vivaz e conta atualmente com 37 associações inscritas em representação dos nossos conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário