Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



segunda-feira, 18 de maio de 2009

SAN PAOLO, RISTABILITO IL PONTE TRA PIACENZA E BRASILE

Em 25de abril dezoito “embaixadores” de Piacenza se encontraram com a comunidade emiliano-romagnola de São Paulo, reiniciando um relacionamento interrompido dos longinquos 1984, no tempo do ultimo contato promovido da associazione Primogenita (nome dado à cidade do rei Umberto I por ter reconhecido antes a unidade da Itália). Com la colaboração de Lidia Tarozzi Dominici do Circolo Emilia-Romagna di São Paulo e de Bruna Saccardo Spinelli da Federação Veneta, si restaurou a amizade, explicou Giuliano Ferrari, coordinador das "Viagens da amizade”. Provincia, Comune e o jornal La Libertà, outros a patrocinar a iniciativa, enviaram doações como livros e outras lembranças entregues no encontro no Circolo Italiano. “Sinto-me muito emocionado - disse Ferrari aos numerosos concidadãos presentes - porque são filhos de um emigrado: meu pai nos seus tempos foi para a Argentina. Eu estou aqui substituindo o diretor do jornal Libertà, Gaetano Rizzuto, que nos acompanhou a Nova York, Londres, Buenos Aires e que a anos segue os piacentinos no mundo”. Juntamos também as saudações do Sindaco di Piacenza Roberto Reggi: “Espero possam sentir – escreveu - o abraço da comunidade piacentina, que não só não vos esqueceu, mas vos aproximou com tudo o coração. A amizade no tempo não si enfraqueceu, mas encontra novas pistas para se reiniciar e costruir uma ponte entre Piacenza e o Brasil”. Domingo 26 a delegação si trasferiu para Jundiaì, cidade a 50 km de São Paolo, hospide de Giuliano Dodi, empreendedor que partiu há 60 anos de Piacenza. “Enquanto a Valtrebbia olhou para a Argentina e a Valdarda a Londres, na época das grandes emigrações ao exterior foram sobretudo os piacentinos da cidade que escolheram o Brasil. Muitos deles enriqueceram e tem mantém alto o nome da Itália e de Piacenza. Era um dever reiniciar um relacionamento com os nossos 'primos'" – concluiu Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário