Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Intercâmbio cultural: Agora é a vez dos brasileiros buscarem o aperfeiçoamento em Ravenna

Os três melhores alunos do curso internacional de mosaico, realizado na cidade de Laguna, em Santa Catarina, irão trocar experiências em Ravenna, Emilia Romagna. Eles embarcam neste sábado para conhecer a região, onde foi aperfeiçoada a técnica do mosaico bizantino.

O professor de projetos sociais, Antônio Jacinto; a estudante de Arquitetura da Udesc, Luíza Ferrazoli e a artesã Sandra Kelly ficarão 12 dias conhecendo a Escola Internacional de Mosaico de Ravenna fazendo um estágio internacional, a permanência do grupo na Itália será custeado pela escola com contribuição do Governo Municipal.

Em outubro de 2010, dois professores italianos estiveram em Laguna oferecendo gratuitamente a técnica.

O curso faz parte do intercâmbio cultural e econômico estabelecido em 2009, entre as cidades de Laguna e Ravenna (Itália). Dentro da proposta curricular foram passadas as antigas técnicas utilizadas pelos gregos e romanos.

O mosaico de Ravenna tornou-se o mais respeitado no mundo desde a antiguidade, eles desenvolveram técnicas e formas de entalhamentos, decorando os tetos das igrejas, e criaram painéis para embelezar as cidades italianas, desde a época medieval.

As aulas foram ministradas no período da manhã e tarde, com vídeos e exercícios práticos, utilizando o martelo que moldava os pequenos pedaços de cerâmica, vidro, pedra, tijolos e outros materiais de construção reaproveitáveis. Os alunos receberam certificado assinado pelos professores da Escola Internacional de Mosaico de Ravenna e pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Ao final do curso os alunos criaram um grande mosaico de 150 quilos, que será instalado na Fonte da Carioca, no Centro Histórico.

Fonte: Revista Eletrônica Oriundi http://www.oriundi.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário