Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sábado, 30 de maio de 2009

Lucio Dalla, il cantautore bolognese che ha attraversato dal tradizionale, alla sperimentazione ritmica e musicale, fino al pop

O compositor, tecladista e clarinetista, bolonhês, nascido em 4 de março de 1943, Lucio Dalla é um dos mais importantes cantores italianos com uma carreira de quase 50 anos ininterrupta.
O início de seu trabalho musical foi como clarinetista do grupo dos Flippers. Posteriormente ingressa no gênero soul. De 65 a 70 inicia um momento de experimentações musicais em contato e influência do movimento beat e de alguns autores italianos. O seu primeiro sucesso como compositor vem em 1970, gravado pelo também bolonhês Gianni Morandi, com a música "Occhi di ragazza" - Olhos de menina.
O Festival de San Remo, em 1971, foi de grande importância para a decolagem de Lucio Dalla, com a apresentação de "04/03/1943", rebatizado pelo público como "Jesus criança". Seguem "Piazza Grande", "Il gigante e la bambina" e "Itaca".
De 1974 a 1977, colabora com o poeta bolonhês Roberto Roversi. O testemunho desta associação é confiada aos três álbuns "históricos": “Il giorno aveva cinque teste”, “Anidride solforosa” e “Automobili”. Em torno destas obras nascem muitos espectáculos teatrais.
Em 1977 inicia a sua fase de autor de suas canções. Seus discos e turnês vão sempre tendo mais público.
Em 1986, Dalla grava “Dallamericaruso” , com a canção “Caruso”, unanimemente reconhecida como uma das mais belas nunca escritas na história da música contemporânea, com nove millões de cópias vendidas em todo o mundo em dezenas de versões. A interpretação do modenês Luciano Pavarotti irá selar essa infinita grandeza.
O período de 1988 - 1989 é inteiramente dedicado ao projeto Dalla-Morandi: discoteca e turnê registram grande sucesso. Em 1990, a canção "Attenti al lupo", inserida no ábum "Cambio", detém o recorde de vendas na Itália, com cerca de 1.400.000 cópias.
Em 1996, a gravação do álbum "Songs" é outro marco significativo em sua carreira, com venda superior a 1.300.000 cópias, classificada como o álbum mais vendido da década, na Itália.
Lucio Dalla mostrou em mais ocasiões ser eclético e genial em outros campos em carreiras paralelas, como compositor de músicas para filmes e suas aventuras em linguagem de televisão que levou à concepção de programas bem sucedidos.
Ele também cuidou por anos da galeria NO CÓDIGO, de arte contemporânea, em Bolonha, sede de eventos acontecendos extra-musicais. Não podendo ficar de fora do âmbito da sua ação no jazz clássico. Nos verões de 1998 e 1999, ele viajava com a Grande Orquestra Sinfónica de 76 elementos, diretamente a partir do mestre Beppe D'Onghia, em que lê as canções mais populares de seu repertório.
Artista inquieto e apaixonado, quando não está nos estúdios gravando, Lucio Dalla mantém agenda lotada de turnês, o que aumenta sua popularidade nos cinco continentes.
Seu último ábum é o CD e DVD duplos “LucioDallaLive - La neve con la luna”.
Em agosto de 2008, Lucio Dalla faz a abertura dos Jogos Olímpicos na China, cantando suas canções.
http://www.luciodalla.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário