Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



domingo, 10 de outubro de 2010

Sanduiche da era românica: a Piadina

Piada ou Piadina, chamada também Pida e Piè (em dialeto Romagnolo). Pela definição encontrada em uma enciclopédia gastronômica, trata-se de uma típica fogazza feita na Romagna anteriormente ao período medieval, ainda na época dos antigos Romanos.

Pode-se dizer que se constitui como alimento emblemático da região, sendo produzida à base de farinha e azeite extra virgem, assado em pedra sabão. Na sua unicidade territorial, a piada, diferentemente dos outros pães ázemos, pode ser adicionado à massa banha de porco ou outras gorduras animais ou vegetais.


Em seus primórdios, a Piadina era feita somente com farinha e água, servindo às mesas das famílias mais humildes que a utilizavam com a finalidade de substituir o pão, uma vez que seus ingredientes propiciavam maior sensação de saciedade.


Para se ter uma noção da importância de tal prato na Romagna, conforme descrição feita em 1374 pelo Cardeal Angelico, as Piadinas serviam também como forma de pagamento à Câmera Apostólica.


A piadina é citada também no sétimo livro da Eneida onde, durante um banquete, Eneas a come juntamente com seus amigos.


Na Itália, a piadina pode ser comprada em quiosques e barracas em cidades romagnolas e nas ruas da Via Emilia e della Romea. Basta andar na Romagna poucos quilômetros para encontrar não só de diferentes espessuras ou diâmetros, mas também de sabores. Em Cesena, por exemplo, é menor e mais espessa que a de Rimini ou Riccione. Atualmente a Piadina tornou-se bastante sofisticada, seja na forma de lanches com recheios doces ou salgados ou substituindo o pão como acompanhamento a vários pratos e antepastos.

Em São Paulo o restaurante La Piadina trouxe para terras paulistanas esse tradicional prato típico italiano e oferece aos participantes do Circolo da Emilia-Romagna, 10% de desconto na conta total e 5 % de desconto em toda ampla carta de vinhos. Afinal, nada melhor que uma boa massa com um bom vinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário