Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

In autuno a Rimini, il World Congress of Social Tourism, appuntamento biennale del Bits

Prot. N. 76/2010 Data 28/01/2010
Bologna – O turismo, um direito para todos. Tanto mais para as famílias, idosos, jovens e deficientes. É este o lema que norteia sempre o Bits - Bureau international du tourisme social, cujo próximo convênio mundial será hospedado em Rimini, no novo Centro de Conferências, de 28 de setembro a 1° de outubro de 2010.

A candidatura da cidade para hospedar o evento – feita pela Regione Emilia-Romagna e apoiada pela San Marino e pela Convention Bureau da Riviera de Rimini – foi oficializada em Malaga, na ocasião do V Fórum Europeu do Turismo sustentável. “Rimini e turismo social são um binômio inseparável, como são Emilia-Romagna e valor social”, disse Guido Pasi, assessor para o Turismo da Regione durante a conferência de imprensa em Roma. “O congresso mundial do Bits será realizado assim em Rimini, na região em que foram criadas as primeiras sociedades de mútua ajuda, as cooperativas e os sindicatos, as associações de lazer e desportivas. Numa cidade que possui uma grandíssima tradição de acolhida e hospitalidade”.

Na conferência intervieram também a ministra do Turismo Michela Vittoria Brambilla, o presidente do Bits Norberto Tonini e o ministro do Turismo da República di San Marino Fabio Berardi. A ministra Brambilla lembrou como o turismo social, em todas as suas formas – desde apoio a grupos desfavorecidos com as “boas férias” à acessibilidade do território – representa uma prioridade. E mesmo sobre as “boas férias” o acessor Pasi lembrou como “todas as Regiões sempre deram apoio a esta necessidade, porque é um instrumento de valorização social. Espero que sejam cada vez mais difundidos”.

Os númerosRimini significa 40 quilômetros de instalações da praia, 2.500 complexos hoteleiros, 22 parques urbanos, 7 parques aquáticos, 21 parques temáticos, 1 autódromo, 5 edifícios de esporte, 84 salas de conferência, 2 centros de conferência, 1 novo centro de convenções (o maior da Itália), 5 centros de convenções especializados, 12 casas históricas, 1 centro de exposições, 25 eventos de feiras, 11 eventos internacionais, 7 instalações de atletismo, 26 museus e coleções, 2 marinas com 930 postos totais para barcos, 2 balneários, 165 lojas de artesanato, 1 aeroporto internacional, 14 clubes náuticos e clubes de vela, 12 escolas de equitação e centros hípicos, 7 instalações de atletismo, 700 restaurantes e trattorias, 100 pubs, 70 discotecas e dancing, 30 salas de cinema, 96 teatros.

Os projetosRimini aderiu a uma série de projetos sustentáveis e eco sustentáveis, como LIFE Plus da União Européia, cujo objetivo geral é contribuir para atuação, atualização e incremento da política e da normativa comunitária em matéria de ambiente, incluindo a integração do ambiente em outras políticas, contribuindo deste modo ao desenvolvimento sustentável. O projeto visa valorizar a natureza e a biodiversidade, a política e governo ambiental, informação e comunicação. Rimini também aderiu ao projeto Ecolabel, para o melhoramento da qualidade ambiental do ciclo produtivo e do produto final em que aderiram boa parte das estruturas receptivas do território, dos 3 aos 5 estrelas. Na mesma linha existe o Salva-vidas Eco sustentável: desde 2002, foi desenvolvido o primeiro projeto de “salva-vidas eco sustentável” que deu o completo início à transformação do território, com a participação dos interessados. De fato foi estudado com os salva-vidas um projeto sobre a gestão eco-compatível de um estabelecimento balneário, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável. Finalmente, o Novo Palácio dos Congressos de Rimini foi realizado nesta ótica: equipado com técnicas de vanguarda para a eco sustentabilidade, como a recuperação das águas pluviais, sistema de acúmulo de gelo ou um sistema de iluminação gradual.

A Regione Emilia-Romagna também está empenhada há anos em promover e ajudar o desenvolvimento do turismo acessível para melhorar a qualidade do sistema e a hospitalidade do próprio território, envolvendo parceiros públicos e privados com projetos ad hoc. Entre estes Care (Cidades Acessíveis das Regiões Européias), projeto europeu que consentiu de co-dividir e elaborar instrumentos e modalidades de relevância para a acessibilidade das estruturas turísticas e de definir itinerários para todos. Pois existem “Itinerários inter-regionais de turismo para todos”, de cuja Emilia-Romagna é líder: um projeto que pretende reunir, colocar em rede e valorizar as tantas iniciativas que as Regiões têm realizado, com o objetivo de construir e promover uma série de itinerários sobre a base das peculiaridades dos territórios participantes. A Regione também aprovou o PAR, “Plano de ação regional para a população idosa”, um instrumento integrado que delineia objetivos e sinergias entre os vários setores, onde o turismo desempenha um papel significativo com o impacto econômico do “turismo da terceira idade”. A Regione está elaborando diversas propostas de projetos a serem apresentados sobre os programas europeus que abordam o tema da acessibilidade turística de diversos pontos de vista, como a informação adequada às exigências dos vários usuários, ou a ampliação da rede em termos de estrutura e serviços turísticos acessíveis e de itinerários. /CV

Nenhum comentário:

Postar um comentário