Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



terça-feira, 9 de junho de 2009

Romagna mia - quasi un'inno della Romagna

"Romagna mia" nasce em 1954, e ainda hoje é uma das canções mais dançadas e cantadas pelos italianos. Em dizer que surgiu quase casualmente: Segundo Casadei estava em Milão para uma das duas aberturas anuais junto La Voce del Padrone e Columbia (agora Emi). Deve substituir um cantor que havia adoecido. Sempre guardava alguma música de reserva, para a ocasião, uma valsinha. O título: "Casetta mia". O diretor artístico, o Maestro Dino Olivieri, autor da celebre "Tornerai", escuta: gosta, e sugere de dar-lhe um título um pouco mais "amplo", "Romagna mia", sabendo quanto é grande o amor de Secondo Casadei pela sua terra. O Maestro concorda, e entusiasta chama para cantá-la Fred Mariani, que chega no último momento e a interpreta junto a Arte Tamburini com grande sentimento.
"Romagna mia" parte tranquilamente. Secondo Casadei conta: "Ouvi um pedreiro que assobiava o refrão de "Romagna mia", e também outro dia, chegando em Forlì na estação, tinha um porteiro que murmurava a canção... Bom sinal!". Também a popularíssima Rádio Capodistria adotou "Romagna mia", inserendo-a nos seus programas e trasmitindo-a também mais vezes ao dia, e lhe dà ássim um grande empurrão. As várias orquestras a inseriram nos seus repertórios, levando-a por toda a peninsula, e à chegada depois dos juke box completa o seu lançamento. Todos os turistas italianos e estrangeiros que vem à riviera romagnola não esquecem-se de comprar o disco e de colocá-lo na mala. E "Romagna mia" começa a caminhar "com as suas pernas" girando pelo mundo: é gravada por grandes cantores, entre os quais CLAUDIO VILLA, NARCISO PARIGI, NILLA PIZZI, ORIETTA BERTI, ROSANNA FRATELLO, GIORGIO CONSOLINI. Mais tarde vem traduzida em curiosas versões em russo, japonês e espanhol. Também FRANCESCO GUCCINI, GIGI PROIETTI, FIORELLO na sua série Karaoke, IVA ZANICCHI, JOVANOTTI (em versão rap) e I NOMADI carntaram nos seus concertos; a bravíssima GLORIA GAYNOR a cantou recentemente com uma interpretação excepcional. O PAPA tem uma grande simpatia por esta canção e como declarou em algumas intrevistas a "cantarola" sozinho em alguns momentos menos impenhativos. Foram vendidas mais de 4 milhões de cópias.


Romagna mia cantada por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário