Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



terça-feira, 1 de agosto de 2017

Emilia-Romagna no Eataly Brasil

Itália, país que ama a própria comida. A gastronomia faz parte do DNA dos italianos e vem de mãos dadas com o turismo e a admiração pela Itália, assim como pelos produtos italianos. Cada região é guardiã de seus pratos regionais e de seus produtos DOC, DOP, IGP, IGT, STG, e são esses produtos que põe a região e as suas cidades no mapa. O presunto lembra Parma, os queijos Grana Padano e Parmigiano Reggiano põe a região da Emilia-Romagna em todas as cozinhas do mundo. A Mortadella de Bologna, o molho a bolognesa e pratos típicos desta cidade, como a lasagna, o tagliatelle e os tortellini, considerados por muitíssimas pessoas como o preferido de adultos e crianças; o vinagre (aceto) di Modena; pra não falar da pizza napolitana, esta última já na região da Campania. Todos eles põe a Itália na boca do mundo faz tempo. Com a imigração, a paixão pela comida levava sempre algum imigrante a abrir uma pequena trattoria e disseminar suas delícias. É a paixão pela comida, o orgulho pelos seus produtos e a qualidade dos mesmos, aliados à uma ótima estratégia de marketing e promoção, que faz da Itália uma referência.

A Emilia-Romagna é um dos territórios líderes de produtos alimentícios na Europa e um dos símbolos do Made in Italy no mundo. Vem de lá grandes marcas da indústria do setor que competem no mercado internacional. Há uma forte ligação entre esses produtos e o território, alta especialização, com especial atenção dada à inovação e pesquisas de sustentabilidade ambiental.

Nesse contexto, o Eataly, cuja assinatura, descreve a filosofia dos italianos: “A vida é demasiado breve para comer e beber mal”, propõe exaltar as diversidades da culinária italiana, mostrando diferentes cortes de massa, vegetais, queijos e embutidos de cada Região. Homenageando a cada 3 meses uma localidade. 

“Queremos representar a identidade italiana de forma democrática e saborosa para o grande número de imigrantes na cidade, afirma Luigi Testa, Gerente Geral do Eataly Brasil. Assim nasceu a Trattoria Itália, um restaurante dentro do mercado, de cozinha simples e informal de culinária local, a preços acessíveis. A Trattoria deve receber vários convidados para representar cada cultura, dentre eles artistas e chefs. 

A proposta é apresentar a cada trimestre uma Região da Itália através da gastronomia local. A ideia é que os frequentadores assíduos possam voltar sempre porque haverá troca de cardápios. Com fotos da região homenageada nas paredes e características de típica trattoria italiana, o Eataly não poderia fazer uma representação melhor do “Bel Paese”.

Para nós do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, o mês de julho de 2017 foi muito especial porque marcou a homenagem do Eataly à nossa região. O sucesso foi absoluto. Também nas redes sociais. Coincidentemente no mês de julho, o Circolo Emilia-Romagna também inaugurou sua conta em mais uma mídia social, o Instagram. Graças a este feliz encontro, de duas ações simultâneas com o mesmo objetivo, estamos certos de que conseguimos alcançar um número muito grande de pessoas em São Paulo e pelo Brasil e até mundo afora que admiram nossos produtos e desejam conhecer um pouco mais de nossa região e nossa cultura.




Por: Gisele Rasi - Vice Presidente do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário