Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 14 de julho de 2017

IL PRIMO DOCG TRA I BIANCHI, L'ALBANA DI ROMAGNA


Comecemos com um brinde com aquele que foi reconhecido como o primeiro vinho branco com a denominação de origem controlada e garantida (DOCG) de toda a Itália. Celebrar com o Albana di Romagna não é simplesmente festejar, mas também provar do que, segundo Galla Placidia filha do imperador Teodosio, um verdadeiro néctar que se deve beber em cálice de ouro para render homenagem à sua suavidade. A lenda diz ainda que a localidade da província de Forlì-Cesena onde Galla Placidia parou para repousar e provou do Albana di Romagna foi batizada de "Bertinoro" (Berti In Oro = Beber-ti em ouro).

Sendo ainda Bertinoro o coração do Albana, sua produção alargou-se estendendo a Castrocaro e Terra del Sole, Longiano, Meldola, Montiano, Roncofreddo, parte do território das comunes de Cesena, Forlì, Forlimpopoli e Savignano sul Rubicone, todas na província de Forlì-Cesena; Borgo Tossignano, Casalfiumanese, Castel San Pietro Terme, Dozza Imolese, Fontanelice, parte do território das comunes de Imola e Ozzano dell'Emilia, na província de Bologna; Brisighella, Casola Valsenio, Riolo Terme e parte dos territórios das comunes de Castel Bolognese e Faenza, na província de Ravenna.

Produzido por vinhas 100% Albana, seu vinho pode ser encontrado Secco (praticamente sem açúcar), Amabile (com teor médio de açúcar), Dolce (doce), Passito (elaborado de uvas semi-desidratas) e Passito Riserva (com envelhecimento de no mínimo três a cinco anos antes da comercialização). Para os três primeiros sua cor é amarelada, tendendo ao dourado para os vinhos envelhecidos, enquanto o Passito possui uma cor dourada com tendência ao âmbar e o Passito Reserva vai do amarelo palha ao dourado também com reflexos de âmbar.
Seus aromas e sabores:
Albana di Romagna Secco - Suave característico da própria uva albana. Seco, quente, ligeiramente tânico e harmonioso.

Albana di Romagna Amabile - Característico do albana. Frutado, amabile, agradável, característico.

Albana di Romagna Dolce - Característico do albana. Frutado, doce, agradável, característico.

Albana di Romagna Passito - Intenso, característico. Aveludado, agradavelmente amabile ou doce.

Albana di Romagna Passito Riserva - Intenso, com claras notas frutadas e mofos nobres. Pleno e intensamente doce, agradavelmente ácido.

Aconselha-se para cada tipo de vinho o acompanhamento de um prato. Para o Secco é indicado (servido a uma temperatura de 10-12°C em cálices para vinhos brancos) peixes em geral e, em particular crustáceos, sopas e brodos. Pode ser servido também com fígado de ganso e com carnes brancas, especialmente com patês de frango e miolos, inclusive sopas e cremes. Muito aconselhado como aperitivo.

Os tipos Amabile, Dolce e Passito são consumidos no fim da refeição, com fruta e sobremesa, servidos em pequenos cálices. Uma combinação particularmente indicada é a do Albana di Romagna Passito com bolos e rosquinhas. Aconselha-se como uma das melhores combinações para o Albana Passito o clássico Formaggio di Fossa acompanhado de mel de castanhas.

De acordo com a revista época, Fabiano Aurélio, do restaurante A Figueira Rubaiyat, na matéria de Tânia Nogueira em que dava sugestões para a ceia de Natal, sugeriu o vinho passito Albana di Romagna Pavone d’Oro. “‘Ele se harmoniza bem com o tradicional panetone, tanto pela doçura quanto pela textura. É um vinho macio e de ótima persistência’, diz. O vinho tem aroma de frutas secas com toques cítricos, que casa com as frutas cristalizadas do panetone”.

Saudemos, então, o novo ano em taça de ouro, desejando que ele venha cheio de prosperidade, saboreando os vinhos da Emilia-Romagna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário