Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pizunèra, em italiano Piccionaia, em português Pombal

Abaixo será possível acompanhar um vídeo que nos foi encaminhado por email pela nossa associada e amiga Sandra Gazzoni. Trata-se de um vídeo de sua terra natal, falada em dialeto bolonhês (com legendagem em italiano). É um desenho animado em 3D, que ganhou o 2° premio FutureFilmFestival 2007, Bologna, como melhor curtometragem italiano, Cortoons 2007, Roma.

Como nos diz sandra no e-mail, o vídeo poderá ter também duas finalidades:
"1. ouvir, mesmo sem entender (lamento), os sons deste dialeto -lembro que dentro da família dos dialetos do norte da Itália o bolonhês pertence à sub-família dos galo-itálicos, por isso poderão apreciar algumas semelhanças com o francês;
2. deleitarem-se com a beleza (modestamente) da minha cidade (Bologna) e das colinas (Appennino tosco-emiliano) que a rodeiam. Por tratar-se de um vídeo originariamente em 3D, a fidelidade à arquitetura da cidade com seus telhados, arcadas, colunas, praças, igrejas, até mosaicos do chão, é total. Quem sabe ficarão com vontade de ir lá: é  a minha esperança.

O título é Pizunèra, em italiano Piccionaia, em português Pombal. Trata-se de um diálogo entre um dos vários pombos que moram na Piazza Maggiore, um veterano sábio e irônico, e uma pega espertalhona que procura vender ao pombo um plano de previdência particular e, logo, qualquer tipo de bugiganga. "

Divirtam-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário