Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LA DIETA MEDITERRANEA PATRIMONIO DELL'UMANITA'

"É um grande sucesso para o nosso País, a nossa tradição alimentar e a nossa cultura". Assim o Ministro das políticas agrícolas alimentares e florestais, Giancarlo Galan, comentou a notícia da UNESCO recomendando a inscrição da "Dieta Mediterrânea" na prestigiosa Lista das tradições consideradas Patrimônio Mundial Imaterial da Humanidade. A "recomendação" positiva da UNESCO deverá ser agora ratificada pelo Comitê Executivo da Convenção sobre o Patrimônio Mundial Imaterial da Humanidade que si reunirá em Nairobi no Kenya de 14 a 19 de novembro próximos. A candidatura da Dieta Mediterrânea tinha avançado já há quatro anos por Itália, Espanha, Grécia e Marrocos, mas para a UNESCO não satisfazia os requisitos previstos pela Convenção de 2003 sobre o Patrimônio Mundial Imaterial da Humanidade, para o qual os 4 países decidiram por retirá-la. No ano passado a Itália a reapresentou, sempre junto com Espanha, Grécia e Marrocos, e assumiu a coordenação do grupo de trabalho internacional, reescrevendo inteiramente a candidatura e ressaltando o valor cultural. "A Dieta Mediterrânea representa um estilo de vida sustentável baseado no comer produtos típicos do território em momentos de convivência com a família ou com os amigos: para a UNESCO este conjunto único de práticas alimentares, conhecimentos e competências tradicionais transmitidas de geração em geração, é algo único no mundo e deve ser salvaguardado e valorizado. A avaliação positiva da UNESCO – comentou o ministro – evidencia como agora a nível internacional a alimentação e a agricultura são sinônimos de cultura e devem ser valorizadas igualmente aos bens materiais".

Para Galan, "com este importante reconhecimento a UNESCO nos convida a superar uma concepção arcaica de cultura ligada à materialidade dos elementos e nos convida a refletir sobre aquele patrimônio intangível, feito também de tradições e práticas agro-alimentares, do qual o nosso País pode estar orgulhoso no mundo. Desejo agradecer os especialistas do Ministério que nestes anos trabalharam com tanta paixão e competência obtendo um resultado assim significativo".

A prestigiosa Lista da UNESCO, que recolhe os elementos imateriais considerados únicos no mundo, consta de 166 elementos (entre os quais o tango argentino e a caligrafia chinesas) dos quais sé 2 italianos: o teatro de marionetes sicilianos e o canto tenor sardo. A Dieta Mediterrânea, quando aprovada definitivamente, se tornará assim o terceiro elemento italiano. (aise)

Nenhum comentário:

Postar um comentário