Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



domingo, 28 de março de 2010

Incontro tra l'ENOTECA REGIONALE EMILIA-ROMAGNA e CIRCOLO EMILIA-ROMAGNA DI SAN PAOLO

Em 27 de março (sábado) o Presidente da Enoteca Regionale Emilia-Romagna, Gian Alfonso Roda, foi recebido pelo Circolo Emilia-Romagna, em sua visita a São Paulo.

A Enoteca Regionale Emilia-Romagna é uma associação criada para a promoção e valorização do patrimônio vinícola emiliano-romagnolo, definida por Lei Regional como "o instrumento mais idôneo para promover o vinho regional na Itália e no Exterior". A associação conta hoje com 243 associados entre produtores de vinho, vinagre balsâmico e destilados, entidades públicas, consórcios de tutela e valorização, associações representativas de sommelier da região.

As principais atividades desenvolvidas pela Enoteca são: comunicação; educação e press tour; curadoria da mostra permanente da Rocca Sforzesca; participação em feiras e workshop; além da promoção de encontros entre traiders e produtores.


Em sua visita à capital econômica brasileira, o Dr. Roda, a Presidente do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo, Lidia Tarozzi Dominici e seu marido Massimo Dominici visitaram alguns pontos turísticos e enogastronômicos da cidade, acompanhados do associado do Circolo, Eduardo Zampar Morelli, que recebia a retribuição de sua visita ao Dr. Roda quando esteve em Dozza.

.

A ocasião tornou-se, entre uma conversa e outra, um mergulho no mundo vitivinícola regional, como numa viagem pela via Emilia, indo de Rimini a Piacenza. Desde o momento em que foi comentado sobre a programação do Circolo em homenagem a Fellini, foi observado que em uma das passagens do filme Amarcord encontra-se presente o vinho Sangiovese, apresentado em meio à cultura Romagnola e à gastronomia. Para o grande diretor do cinema italiano, o Sangiovese tinto acompanhado de capeletti, tagliatelle ou passatelli complementava seus pratos favoritos. A performance deste vinho possui aroma floral com toques de violeta e amora-preta, seca, paladar equilibrado e taninos sedosos, distinguindo-se pelo equilíbrio e pela estrutura.

.

Continuando a “viagem pelo caminho dos vinhos emiliano-romagnolos” a próxima parada foi sobre o Colli Bolognesi, onde o Pignoletto d.o.c. é considerado “Il Re”. Feito com pelo menos 85% de uma uva muito particular, de mesmo nome, juntamente com outras uvas brancas não aromatizadas, produzidas somente na área do Colli Bolognese.

Ao se “chegar” à Piacenza, mais exatamente no Colli Piacentino de Val Tidone, Val Trebbia, Val Nure e Val d’Arda é possível encontrar uma zona vitivinicola relativamente homogênea que, desde os anos 60, quando do início das certificações de qualidade e origem dos vinhos com a “denominação de origem controlada” na Itália, os vinhos dessa área começaram a ser intitulados com a certificação d.o.c., tais como: Gutturnio; Trebbiano Val Trebbia; Monterosso Val d’Arda; Bonarda; Sauvignon; Val Nure; Pinot Grigio; Pinot Nero; Ortrugo; Malvasia; Novello; Cabernet Sauvignon; Vin Santo; Vin Santo di Vogoleno; Cardonnay; Pinot Spumante Bianco; e Pinot Spumante Rosato.

Em meio à viagem do Presidente da Enoteca ao Brasil e à viagem dos associados do Circolo ao mundo dos vinhos regionais todos saborearam uma feijoada, o prato brasileiro mais conhecido internacionalmente. Oportunidade em que alinharam também um projeto de colaboração, abrindo novas perspectivas de possíveis intercâmbios entre as duas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário